• 16/04/2020
  • por Resenha Politika

Mundo Digital

Caminho sem volta: mentora de negócios sugere que empresas criem Programa de Retomada para Mundo Digital

Caminho sem volta: mentora de negócios sugere que empresas criem Programa de Retomada para Mundo Digital

O que parecia uma tendência virou necessidade de sobrevivência. O atual cenário de crise causado pela pandemia do coronavírus fez com que empreendedores adequassem suas atividades para o mundo digital. Para a mentora de negócios Emanuela Albuquerque, os empreendedores que não entenderem essa nova realidade de comunicação com os clientes, não sobreviverão após esse período e defendeu a criação de um “Programa de Grande Retomada para Mundo Digital”.

“Acredito que todas as empresas nesse momento já tomaram decisões como a do trabalho em casa, as videoconferências, revisitar custos, rever fornecedores e repensar toda a comunicação interna, mas a grande preocupação é em relação às vendas. Por isso, os empreendedores não podem deixar para amanhã o início do trabalho no mundo digital. Quem nunca pensou nisso, agora tem que pensar. Essa é uma solução que chegou para ficar”, destacou.

A especialista defendeu que nesse momento as empresas montem o que ela chama de “Programa de Grande Retomada para Mundo Digital”, observando as melhores estratégias para que se consolidem no novo mercado que surge com muito mais força. Para ela, o aconselhável é buscar uma consulta com mentores de negócios para que não erre na estratégia ao entrar no novo campo de mercadológico.
 
“É hora de se adaptar! É preciso saber quais as novas necessidades, uma vez que a população passou a estar mais em casa, sem contatos externos. Tudo isso tem que ser levado em conta para que possamos construir um novo posicionamento da empresa no mercado. Dessa forma volto a repetir que é hora da retomada. Não se pode esperar para amanhã. Tem que começar a readequar os negócios à nova realidade do mercado agora, hoje mesmo”, afirmou.

Para a especialista, todo empreendedor deve se ater nesse momento para as soluções como o e-commerce, delivery e ainda a presença em aplicativos de comunidade. “O Instagram é uma potente ferramenta gratuita, assim como o WhatsApp Business. Elas são fundamentais nesse momento em que grande parte das empresas está em busca de vendas. Para utilizar bem essas ferramentas existem diversos cursos online e treinamentos que ensinam ao empresário como entrar para esse caminho digital”, revelou, ressaltando: “Esse é só primeiro passo. É preciso ir bem mais além”.
 
Quem é Manu Albuquerque - Ela é administradora, tem MBA Gestão Empresarial FGV/SP.  É fundadora da Caixa Amarela Negócios Inspiradores, especialista em Gestão Sustentável.  Recebeu os prêmios Ashoka/ McKinsey de melhor Plano de Negócios e Instituto Ethos de Responsabilidade Social. Foi consultora do Instituto Akatu e da BOVESPA Social e CEO da Agência Mandalla DHSA. É certificada pela London School of Economics and Political Science em Parcerias Público Privada.