• 12/06/2019
  • por Resenha Politika

AUTO

Nova Fiat Strada será lançada em março de 2020

Nova Fiat Strada será lançada em março de 2020

A nova Fiat Strada tem data certa para chegar no mercado: o lançamento está confirmado para março. A aceleração da produção ocorrerá em fevereiro, período no qual será formado em Betim (MG) estoque suficiente para abastecer a grande rede de concessionárias da marca italiana.

Quanto ao visual, a nova Strada terá componentes do Mobi, porém o estilo será próprio. Fonte ligada ao fabricante reforçou a informação apurada com exclusividade por Autoesporte. Alguns componentes serão trazidos do subcompacto, mas a grande maioria das peças de estamparia e estilo frontal e traseiro serão diferentes.

Mas o nome ainda não foi revelado. Embora seja tratada como nova Strada, a picape tem chances de receber um batismo diferente, uma vez que a antiga geração ainda fica em linha por um tempo. O objetivo é não deixar de atender nenhuma faixa de mercado, uma vez que a variedade de versões foi um dos motivos da Strada vender bem por mais de 20 anos. Confira o último teste da Strada atual em vídeo.   

Quanto aos motores, o principal destaque será o uso do novo motor Firefly 1.3. Com 109/101 cv e 14,7/13,7 kgfm a 3.500 rpm, o propulsor de quatro cilindros tem torque em baixa suficiente para lidar com a capacidade de carga prevista na nova picape. O 1.8 E.torQ não será mais oferecido.

A opção de cabine simples continuará a ser mais voltada para o trabalho. Por sua vez, a cabine dupla terá quatro portas. A configuração de carroceria permitirá ao modelo concorrer com a Renault Duster Oroch, um pouco menor do que a Toro.

Afora isso, a nova geração é homologada para cinco pessoas, algo que a Strada atual cabine dupla (com três portas) não oferece. Com capacidade para quatro ocupantes, a picapinha fica atrás da Volkswagen Saveiro cabine dupla nesse quesito.

Outra evolução será a oferta de controles eletrônicos de estabilidade e tração, segurança extra oferecida no Uno e Argo e que será trazida para a nova geração da picape. Até porque os projetos novos lançados em 2020 têm que vir com a salvaguarda, que passará a ser obrigatória para todos carros produzidos no Brasil até 2022. O que inclui comerciais leves como a picape. É justamente a exigência que deve determinar o fim da geração atual da Strada. Após 25 anos de bons serviços prestados. 

Auto Esporte