• 15/02/2018
  • por Resenha Politika

Novo sistema de Wi-Fi cobre 100% dos leitos e permite que todos os pacientes tenham acesso à internet no HUJB

Novo sistema de Wi-Fi cobre 100% dos leitos e permite que todos os pacientes tenham acesso à internet no HUJB


Durante a internação, o celular era um dos companheiros do pequeno José Augusto Gomes, de três anos. Isso porque ele podia acessar brincadeiras e jogos pela internet. E o mais importante: conversar com o pai e a irmã pelo aplicativo de mensagens. A mãe Maria de Lourdes Dias, que o acompanhou nos dias de internamento, confirmou que esse era o passatempo preferido do filho no período em que esteve no hospital.

Essa realidade foi possível devido a um novo wi-fi, implantado recentemente no Hospital Universitário Júlio Bandeira de Cajazeiras que permite os pacientes tenham acesso à internet em todos os ambientes da unidade hospitalar vinculada à Rede Ebserh. O recurso colabora com a humanização do tratamento, pois possibilita o contato dos pacientes, principalmente durante as internações, com familiares e amigos, fazendo com o que ele se sinta mais próximo do ambiente externo. Todo o acesso é realizado de acordo com a política de uso de internet do hospital.

Diferentemente do convencional, o wireless corporativo oferece recursos mais arrojados, dando um maior suporte para aplicações voltadas para o paciente e uma garantia de continuidade de processos hospitalares. “O novo sistema possui cobertura wi-fi em 100% do hospital, abrangendo com qualidade todos os leitos hospitalares”, explicou o analista de Tecnologia da Informação do HUJB David Lopes. “Este tipo de wi-fi apresenta mais robustez, segurança, escalabilidade, controle de banda (por rede, aplicação ou usuário), visibilidade de tráfego, rastreamento de usuários, dentre outros”, completa.

Sobre a Ebserh

Desde dezembro de 2015, o HUJB-UFCG faz parte da Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 39 hospitais e também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), financiado pelo MEC e pelo Ministério da Saúde, que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Rede Ebserh.


Resenha Politika com informações do HUJB-UFCG