• 30/09/2019
  • por Resenha Politika

Legislativo

Audiência pública debaterá na ALPB a onda de privatizações do governo Jair Bolsonaro

Audiência pública debaterá na ALPB a onda de privatizações do governo Jair Bolsonaro

As consequências das privatizações já anunciadas pelo governo de Jair Bolsonaro de várias empresas estatais federais e seus efeitos sob a vida dos servidores e da população em geral, será o tema de uma audiência pública que a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) vai realizar, nesta terça-feira (01), às 15h, no Plenário da José Mariz. A propositura do debate é do deputado estadual Jeová Campos (PSB) e da deputada Cida Ramos (PSB). Jeová, que também atua em outras frentes de defesa da preservação de estatais, é determinantemente contra a privatização de empresas como Correios, Datprev, CBTU, dentre outras, e acusa o governo federal de minar a soberania do país.

“Esse governo quer entregar o país ao capital privado, quebrar com a soberania nacional, vnder o que temos a preço deb banana. Ele vem trabalhando para isso desde que assumiu o comando do país com o sucateamento dos serviços prestados à população. Está aí o exemplo da Educação, o que ele chamou de congelamento e que está fazendo as Universidades praticamente fecharem as portas. Agora vem outros serviços como saúde, transporte, correios e até a água. Não podemos aceitar isso”, disse o parlamentar, que é professor universitário, servidor da Universidade Estadual de Campina Grande (UEPB), do campus de Souza, e vem lutado junto à comunidade docente para mostrar à população o plano desastroso que o governo Bolsonaro tem para a Educação .

Mas essa – a Educação - apenas uma das frentes que Jeová vem atuando. Na última sexta-feira (27), o deputado criticou o Projeto de Lei 3261, que trata do que chamam do “Novo Marco Regulatório do Saneamento Básico do país”. Jeová afirmou que esse é um documento para privatização de um serviço básico oferecido à população e que acarretará em inúmeros prejuízos. “Isso encarecerá a água, que é um bem imprescindível á vida”, disse Jeová, defendendo que a Cagepa aqui na Paraíba é uma Companhia superavitária. “Não sei qual o interesse de privatizar uma empresa que dá lucro e presta um bom serviço”, questionou, levando também o debate para outras privatizações anunciadas em agosto pelo governo federal.

O governo do presidente Jair Bolsonaro anunciou um plano para privatizar nove empresas estatais federais – entre elas os Correios, Dataprev e CBTU – Cia Brasileira de Trens Urbanos. A viabilidade do plano ainda depende de Análise do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e de aprovação no Congresso.  “Essas empresas tem viabilidade lucrativa e é isso que queremos discutir na audiência pública que eu e Cida vamos fazer nesta terça Vamos contar com a presença de diversas representatividades e isso será muito importante para termos uma noção do impacto negativo que essas desestatizações trarão ao povo”, ressaltou Jeová.

 Audiência pública tem de diversas entidades que formam uma Frente em defesa da manutenção das empresas públicas e da soberania nacional no país. Estarão presentes na audiência o Sindicato dos Trabalhadores dos Correios (SINTECT/PB), o Sindicato dos trabalhadores da CBTU (SINTEFEP), o Sindicato dos trabalhadores da Dataprev (SINDPB), representantes da Central Única dos Trabalhadores na Paraíba (CUT/PB), entre outras entidades que apoiam o movimento.

Comentários