• 19/04/2020
  • por Resenha Politika

Brasília

Bolsonaro discursa em ato em frente a quartel com pedidos de intervenção militar

Bolsonaro discursa em ato em frente a quartel com pedidos de intervenção militar

O presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido) participou neste domingo (19) de um protesto diante um quartel do Exército em Brasília, onde manifestantes pedem intervenção militar, o fechamento do Congresso e do STF(Supremo Tribunal Federal).

O presidente fez um pronunciamento aos seus partidários no local, transmitido em uma live no Facebook, na qual pediu que a população "faça tudo o que for necessário para o país ter o lugar de destaque que merece." 

"Eu tô aqui porque acredito em vocês. Vocês tão aqui porque acreditam no Brasil. Não vamos negociar nada", disse Bolsonaro. "Todos sem exceção têm que ser patriotas e acreditar e fazer sua parte pra que possamos colocar o Brasil no lugar de destaque que ele merece. O povo no poder. Fazer tudo q for necessário."

Os manifestantes gritavam "Mito", "Fora, Maia" e "AI-5", em referência ao ato institucional que ampliou os poderes da ditadura militar brasileira em 1968. Havia também pedidos de fechamento do Congresso e do STF. A polícia do Exército observa a manifestação.

O AI-5 foi o Ato Institucional mais duro instituído pela repressão militar nos anos de chumbo, em 13 de dezembro de 1968, ao revogar direitos fundamentais e delegar ao presidente da República o direito de cassar mandatos de parlamentares, intervir nos municípios e Estados. Também suspendeu quaisquer garantias constitucionais, como o direito a habeas corpus, e instalou a censura nos meios de comunicação. A partir da medida, a repressão do regime militar recrudesceu.

Em redes bolsonaristas, foram marcados protestos em frente a quartéis em diversas cidades do país. 

Visita aos filhos 

Mais cedo, Bolsonaro visitou o apartamento de seu filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL). Na reunião informal, estava, também, o senador pelo Rio de Janeiro Flávio Bolsonaro (Republicanos) e o vereador da cidade do Rio de Janeiro, Carlos Bolsonaro (Republicanos). 

Em foto publicada nas redes sociais de Eduardo, a legenda diz: “Reunião no QG”. O deputado mora em um prédio de apartamentos funcionais, onde outros deputados federais residem, além do ministro da cidadania, Onyx Lorenzoni (DEM).

CNN BRASIL

Comentários