• 19/12/2017
  • por Resenha Politika

Cajazeiras sedia 1ª Conferência Intermunicipal Popular de Educação

Cajazeiras sedia 1ª Conferência Intermunicipal Popular de Educação

Organizado pela Secretaria Municipal de Educação, a Prefeitura de Cajazeiras sediou no último dia (15/12/2017), sua 1ª Conferência Intermunicipal Popular de Educação, onde na oportunidade, envolveu onze municípios polarizados: Bom Jesus, Cachoeira dos Índios, Triunfo, Poço de José de Moura, Carrapateira, Monte Horebe, Bernardino Batista, Santa Helena, São João do Rio do Peixe, Bonito de Santa Fé e Joca Claudino.

A conferência contou com a presença da Prefeita de Joca Claudino, que representou todos os gestores das cidades acima mencionadas, além da presença dos secretários de educação, professores, representantes dos movimentos estudantis, pais e mães de alunos, gestores escolares, sindicatos dos trabalhadores em educação e, pessoas de movimentos sociais.

O referido evento foi iniciado com a fala do Prefeito de Cajazeiras -, José Aldemir Meireles saudando, aos presentes e reafirmando o seu compromisso com a educação no município de Cajazeiras. Na sequência, a Secretária Municipal de Educação – Professora Tereza Cristina Diniz de Abreu agradeceu a presença de todos, enfatizando a necessidade da união de forças, neste momento tão difícil que o país atravessa na questão educacional. “É preciso, que seja fomentada a oferta de educação consistente e, que atenda aos diversos níveis sociais, aos mais carentes, aos mais desprovidos”, ressaltou a secretária.

Em dado momento, houve apresentação cultural com um grupo folclórico da cidade de Joca Claudino -, abrilhantando ainda mais o evento. Com Cirandas e Coco de Roda, coordenada pelo coreógrafo e professor Clodoaldo, o público presente aplaudiu fervorosamente.

Com o tema: “Implementar os Planos de Educação é Defender uma Educação Pública de Qualidade, Social, Gratuita, Laica e Emancipadora“, a Profª. Drª. do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande – CFO – UFCG – (Campus Cajazeiras), Mariana Moreira explanou sobre os desafios enfrentados pelos municípios, quanto ao ensino público. Além do mais, a mesma destacou que o relatório do Banco Mundial apontou a pretensão que o atual Governo Federal tem em privatizar a educação. “Esta é uma postura, que levaria a educação a um retrocesso imensurável, atingindo a educação pública, atingindo as minorias sociais sem precedentes”, afirmou.

Após as falas das autoridades inscritas, foram formados grupos em (oito) eixos, que versou sobre a implementação e consolidação do Plano de Educação. Foram eleitos (quinze) delegados, entre os (doze) municípios, para representarem a Alto Sertão paraibano, na Conferência Estadual Popular de Educação, que será realizada no final de março de 2018, na cidade de João Pessoa/PB.

Secom

Comentários