• 24/05/2018
  • por Resenha Politika

Política

Celebrações marcam centenário de nascimento do ex-governador Ivan Bichara

Celebrações marcam centenário de nascimento do ex-governador Ivan Bichara

Se fosse vivo, o ex-governador e escritor Ivan Bichara Sobreira completaria, hoje, 100 anos. Ele nasceu a 24 de maio de 1918 e morreu aos 80 anos de idade, no dia 11 de junho de 98, no Rio de Janeiro. Natural de Cajazeiras, ele governou a Paraíba entre 1975 e 1978, tendo sido nomeado pelo presidente Ernesto Geisel, o quarto do regime militar, com o aval do ex-ministro José Américo de Almeida. Uma série de homenagens celebra o centenário de nascimento de Ivan, tendo ocorrido, ontem, em Brasília, uma sessão especial da Câmara dos Deputados que havia sido proposta pelo falecido deputado Rômulo Gouveia, do PSD.

Bichara era consultor jurídico da Associação Comercial do Rio de Janeiro em 1974, quando foi indicado pela Arena, partido de sustentação aos governos militares, para disputar a eleição indireta ao governo da Paraíba em setembro daquele ano. A eleição foi oficializada na Assembleia Legislativa, sob protestos de um grupo liderado pelo então deputado federal Antônio Mariz, que na década de 90 faleceu no exercício do governo do Estado. Ivan tomou posse na cadeira deixada pelo ex-governador Ernani Sátyro, em março de 1975. Em agosto de 1978, Bichara deixou o governo e foi substituído pelo vice Dorgival Terceiro Neto, saindo candidato ao Senado contra adversários do MDB, o principal deles Humberto Lucena. Individualmente, foi o mais votado –com 39 mil votos de diferença sobre Lucena. Este, porém, foi favorecido por candidatos lançados em sublegendas, como João Bosco Braga Barreto e Ary Ribeiro, e foi proclamado vitorioso.

Decepcionado com a política e com traições que teriam ocorrido no interior do próprio partido a que foi filiado, Ivan Bichara aposentou-se como fiscal do INSS e fixou-se no Rio, sem deixar de acompanhar as notícias sobre os acontecimentos do Estado. “Embora fosse tímido até para pedir votos, Ivan Bichara foi um político comprometido com o interesse público e com as causas da Paraíba”, afirma o economista Francisco Sales Cartaxo Rolim (Frassales), que foi secretário de Planejamento de Ivan Bichara e está atualmente radicado no Recife. Ivan Bichara foi deputado estadual no período da redemocratização na década de 1940. Elegeu-se para mandato na Assembleia Legislativa pela primeira vez em 1947, com 1.990 votos, alcançando as maiores votações em João Pessoa e Guarabira. Reelegeu-se em 1950 pela Coligação Democrática Paraibana e chegou a ser presidente da Assembleia Legislativa, líder do governo José Américo de Almeida. Era casado com Mirtes de Almeida Bichara, sobrinha de José Américo, que foi ministro da Viação e Obras Públicas do primeiro governo de Getúlio Vargas. Em 1954, Bichara concorreu à Câmara Federal e foi eleito, sendo vice-líder do bloco de oposição a Juscelino Kubitscheck. Em 1958, não logrou êxito e ficou na segunda suplência de deputado federal, investindo-se na titularidade por três ocasiões.

Nonato Guedes

Comentários