• 08/06/2018
  • por Resenha Politika

Centenário

Com apoio da prefeitura de Cajazeiras, textos inéditos de Ivan Bichara são lançados em livro

Com apoio da prefeitura de Cajazeiras, textos inéditos de Ivan Bichara são lançados em livro

As programações em relação ao centenário de Ivan Bichara prosseguem nesta sexta-feira (8), em João Pessoa. Haverá sessão solene na Fundação Casa de José Américo, com lançamento do livro “Ivan Bichara – Inéditos”, com organização e apresentação do escritor e membro da Academia Paraibana de Letras, Gonzaga Rodrigues. A programação prossegue em agosto, no dia 24 daquele mês, com aposição do busto do ex-governador em Cajazeiras. Todos os eventos têm apoio da Prefeitura Municipal de Cajazeiras, através da Secretaria de Cultura e Turismo.

O lançamento do livro, editado pela Ideia, terá apresentação de Gonzaga Rodrigues, que foi o idealizador da edição, para o que contou com a seleção e assessoria de Germano Toscano de Brito, ex-Chefe de Gabinete do governador Ivan Bichara. Segundo o professor Francelino Pereira, são inéditos (em livro) de textos escritos por Ivan Bichara e publicados na imprensa local e nacional.  Esses inéditos envolvem temas variados, ligados aos aspectos do cotidiano, administrativos, literários, etc. (crônicas, artigos, ensaios literários…)

A ideia do lançamento dos inéditos de Ivan Bichara pode ser atribuída à Academia Paraibana de Letras, nas pessoas dos acadêmicos Gonzaga Rodrigues e Ângela Bezerra de Castro, com o incentivo do presidente da APL, Damião Ramos Cavalcanti, e assessoria do tabelião Germano Toscano de Brito.

Sob a coordenação do professor Francelino Soares, estará sendo lançada em agosto uma reedição, com grafia atualizada, do romance “Carcará”, cuja primeira edição é da J. Olympio Editora.

Desde o dia 11 de dezembro de 2017 foi criada, pelo prefeito de Cajazeiras, José Aldemir Meireles de Almeida, uma comissão especial destinada a organizar e coordenar a realização de eventos comemorativos ao centenário de Ivan Bichara Sobreira. A Comissão é formada por Francisco das Chagas Amaro da Silva (presidente), Antônio Quirino de Moura, Francisco Sales Cartaxo Rolim, Paula Francineti Lacerda Cavalcanti de Almeida, José Antônio de Albuquerque, Ubiratan Pinheiro de Assis, Francelino Soares de Souza e Agnaldo Batista Rolim.

Comentários