• 05/12/2018
  • por Resenha Politika

Governo Federal

Congresso começa a votar Previdência no 1º semestre, diz Bolsonaro

Congresso começa a votar Previdência no 1º semestre, diz Bolsonaro

O presidente eleito, Jair Bolsonaro, afirmou desejar que os primeiros pontos de sua reforma da Previdência já estejam aprovados até o final do primeiro semestre de 2019. Segundo ele, parlamentares serão convidados para discutir uma reforma possível, principalmente a criação de uma idade mínima, para desenvolver um texto que passe mais rapidamente pelo Congresso.

“Nos primeiros seis meses, o Congresso começará a votar essas propostas. Antes de mandar qualquer proposta, vou convidar os líderes partidários para discutir, vou convidar suas respectivas assessorias técnicas, para que, quando [a reforma] for enviada, pouca coisa tenha que ser alterada”, disse.

Para isso, ele cogita a usar a proposta encaminhada por Michel Temer, que tem Arthur Maia (DEM-BA) como relator. “O grande problema nosso, o que mais interessa num primeiro momento, é a idade mínima. [Restringir a reforma] não significa que houve recuo, só mais negociação. A proposta que está aí, conversando com o relator, começaria votando a idade mínima logo agora em dezembro. Uma ‘reformazinha’, com PEC, sem aquele todo trâmite de várias sessões até chegar ao plenário.”

Bolsonaro defende fatiar a reforma da Previdência para facilitar sua aprovação. Mais de um projeto será encaminhado ao Congresso no início do mandato. Os novos deputados e senadores tomam posse em 1º de fevereiro do próximo ano.

Veja

 

Comentários