• 02/07/2020
  • por Resenha Politika

Pandemia

Coronavírus está no Brasil desde novembro, indica pesquisa da UFSC

Coronavírus está no Brasil desde novembro, indica pesquisa da UFSC

Partículas do novo coronavírus foram encontradas em duas amostras de esgoto em Florianópolis colhidas em 27 de novembro de 2019, três meses antes do primeiro caso clínico ser relatado no Brasil. Apesar de já ter sido submetido à plataforma MedRxiv, o estudo ainda não foi avaliado por demais cientistas dos comitês das publicações.

A descoberta, no entanto, é descrita na pesquisa SARS-CoV-2 in human sewage in Santa Catarina, Brazil, November 2019, de pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade de Burgos, na Espanha e da startup BiomeHub.

A professora da UFSC, Gislaine Fongaro, explica que amostras de esgoto do final de outubro de 2019 até o início de março de 2020 foram analisadas. “Acessamos amostras congeladas do esgoto bruto para investigar o material como ferramenta epidemiológica”. Até o momento, o relato consta como o da primeira presença confirmada do vírus nas Américas.

Estudos semelhantes, conforme lembra a professora, também foram realizados no esgoto de Wuhan, na China, em outubro de 2019, e na Itália no início de dezembro, antes mesmo do vírus ser descrito em dezembro de 2019.

Metodologia

A UFSC realizou um teste RT-PCR onde o RNA do vírus é transformado em DNA para poder investigar a presença do genoma viral. Para se chegar aos resultados de que se tratavam de partículas do novo coronavírus foram feitos testes com base em quatro marcadores para o genoma do vírus e para cada amostra os cientistas realizaram ao menos oito novas testagens.

Comentários