• 05/05/2020
  • por Resenha Politika

Sintomas

De calafrios e rosto azulado a dedos de Covid: confira outros sintomas da Covid-19

De calafrios e rosto azulado a dedos de Covid: confira outros sintomas da Covid-19

Os Centros de Controle de Doenças e Prevenção (CDC, na sigla em inglês), dos Estados Unidos, listou outros sintomas de Covid-19: calafrios, tremores pelos calafrios, dor muscular, garganta seca, rosto ou lábios azulados, perda do olfato e paladar e “confusão e incapacidade de despertar”. Os sintomas geralmente aparecem de dois a 14 dias após a exposição ao Sars-Cov-2.

Essas manifestações nem sempre aparecem em conjunto, além de a maioria ter sido observada em parcela pequena dos pacientes. “Isso é muito comum. Como a forma de apresentar a doença tem relação com a resposta de cada indivíduo a uma infecção, sempre tem uma minoria que vai apresentar sintomas muito diferentes”, explica o infectologista Keny Colares, médico do Hospital São José.

Segundo o especialista, em uma pandemia na qual o número de pessoas infectadas é altíssimo, é mais comum observar os sintomas atípicos. No Ceará, são 11.142 casos confirmados; no Brasil, 107.780. Os dados são da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), atualizados às 21h15min, e do Ministério da Saúde (MS), atualizados às 20h49min, ambos dessa segunda-feira, 4.

Relação com a Covid-19

A maioria dos sintomas está relacionada com agravamentos da síndrome febril. “Quando a febre aparece, geralmente vêm outros sintomas. Quem tem febre normalmente tem dor de cabeça, dor no corpo, perde o apetite, perde a disposição”, lista Keny. Os calafrios, por exemplo, surgem com febres intensas, quando a pessoa começa a tremer de frio.

Já manifestações como lábios e rosto azulados estão relacionadas à dificuldade de oxigenação. O principal órgão que sofre com a Covid-19 é o pulmão, responsável por absorver o oxigênio. “Quando a pessoa está com falta de oxigênio, geralmente ela começa a ficar arroxeada”, comenta o infectologista.

Da mesma forma, a confusão e incapacidade de despertar pode estar relacionada à falta de oxigênio drástica, a ponto de impedir o pleno funcionamento do cérebro. Por outro lado, Keny analisa que o sintoma também estar relacionado à invasão do coronavírus o sistema nervoso. “Isso não é tão comum, mas pode acontecer”, elucida.

Dedos de covid

“Certamente, além dessa lista aqui existe uma série de outras coisas que têm sido escritas e observadas cada vez que a gente conhece essa doença”, menciona o especialista. É o caso da manifestação dermatológica chamada “dedos de covid”, observada por médicos espanhóis.

No artigo “Classificações das manifestações cutâneas de Covid-19: um rápido estudo prospectivo de consenso nacional na Espanha, com 375 casos”, publicado na revista científica British Journal of Dermatology (BJD) no último dia 29, os profissionais de saúde espanhóis analisam 375 casos de erupções cutâneas em pacientes com Covid-19.

A partir disso, eles elencaram cinco tipos de sintomas dermatológicos da Covid-19. A maioria dos casos (47%) eram “pequenas protuberâncias vermelhas achatadas e elevadas”, com duração de sete dias e que apareceram ao mesmo tempo que outros sintomas. Foram observados principalmente em pacientes com infecções graves.

Já 19% dos pacientes apresentaram lesões assimétricas, parecidas com frieiras ao redor das mãos e dos pés, que causam coceira ou dor. Foram encontradas nos mais jovens, duraram em média 12 dias, e apareceram mais tarde na doença. A mesma porcentagem de pacientes apresentou áreas de pele rosadas ou brancas com coceira, principalmente no corpo e às vezes nas palmas das mãos.

Em 9% dos pacientes de meia idade apareceram pequenas bolhas com coceira no torso e nos membros, com duração de cerca de 10 dias e antes de outros sintomas. Outros 6% dos casos, maioria em pacientes mais velhos com doença grave, apresentaram necrose: pele vermelha ou azul, com uma padrão semelhante ao de redes, pela má circulação sanguínea.

Quando procurar um médico?

As recomendações da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa) é de procurar atendimento médico apenas quando apresentar dificuldade ao respirar, lábios azulados ou desmaios. Em casos de sintomas leves, a orientação é ficar em casa, em repouso, e beber bastante água.

Ainda, a pasta reforça que a febre como sintoma isolado em pessoas sem fator de risco não deve ser vista como sintoma grave. Por outro lado, o infectologista Keny Colares salienta que pessoas que têm fator de risco para a Covid-19 devem ficar mais atentas e ir procurar atendimento mais cedo em caso de suspeita.

Em casos de dúvida, a Sesa realiza o chamado Plantão Coronavírus pelo WhatsApp (85) 98439.0647 e também atende TeleSaúde pelo número 0800 275 1475. Em casos de sintomas graves, é possível identificar o posto de saúde mais perto de você pelo site.

O Povo

Comentários