• 05/10/2018
  • por Resenha Politika

Eleições 2018

Eleitor paraibano deve levar 40 segundos para votar

Eleitor paraibano deve levar 40 segundos para votar

O eleitor paraibano deverá gastar em média 40 segundos para votar nas eleições deste ano no estado. A previsão é do secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), José Cassimiro.

Segundo ele, esse será o tempo gasto para que o eleitor digite os números dos seis candidatos de sua preferência na urna.

Horário da votação em todo Brasil

primeiro turno de votação vai ocorrer neste domingo (7) e o segundo turno, se houver, está marcado para o dia 28 deste mês. A votação tem início às 8h e será encerrada às 17h (horário de Brasília). Os eleitores que estiverem nas filas quando a eleição for encerrada poderão votar.

Ordem de votação na urna eletrônica

Este ano o eleitor vota primeiro para deputado federal. Após digitar os quatro números do candidato e apertar a tecla confirma, a urna habilita o voto para deputado estadual (cinco dígitos). Depois de escolher o deputado estadual, o eleitor terá que votar em dois senadores diferentes (três dígitos, cada um). Em seguida, será a vez de escolher o governador (dois dígitos) e, por fim, o presidente (dois dígitos).

Eleitor poderá levar ‘cola’

O eleitor poderá fazer uso da ‘cola’ na hora da votação. Para isso, basta levar os números de seus candidatos anotados em um pedaço de papel para o momento em que estiver utilizando a urna eletrônica. A Justiça eleitoral não permite, no entanto, distribuição de material com propaganda política no dia da eleição. Em cada local de votação é disponibilizada uma relação com todos os candidatos.

Voto nulo e branco

O eleitor que quiser votar em branco ou anular o voto basta digitar a tecla branco e confirmar ‘ou um número inexistente, por exemplo, 00000’, e em seguida confirmar na tecla verde.

Comentários