• 09/09/2019
  • por Resenha Politika

Velho Chico

Em Brasília, ALPB participa de reuniões para discutir conclusão da Transposição do Rio São Francisco

Em Brasília, ALPB participa de reuniões para discutir conclusão da Transposição do Rio São Francisco

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), através do deputado Jeová Campos (PSB), estará em Brasília, a partir desta terça-feira (10), juntamente com deputados estaduais de Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte, para discutir com a bancada federal dos quatros estados a conclusão das obras do projeto de transposição de águas do Rio São Francisco.

A comitiva de deputados, que integram a Frente Parlamentar Interestadual em Defesa da Conclusão das Obras dos Eixos Leste e Norte da Transposição do Rio São Francisco, ainda é formada pelos deputados Antônio Fernando (PSC-PE), Guilherme Landin (PDT-CE) e Francisco do PT (PT-RN) e ficará na capital federal, até a próxima quinta-feira (12), para participar de encontros e reuniões sobre o tema.

Para Jeová Campos, que é presidente da Frente Parlamentar da Água e da Agricultura Familiar da ALPB, as populações beneficiadas pelo projeto da Transposição precisam ter acesso à água para irrigação, consumo humano e animal. “Vamos mobilizar as bancadas federais dos estados do Nordeste pela conclusão das obras do Eixo Norte, paralisadas desde a saída da ex-presidente Dilma Rousseff, e ainda pela retomada das ações que asseguram a chegada das águas no Eixo Leste. Essa obra tão importante para o Nordeste precisa ter a devida atenção do Governo Federal”, afirmou o deputado.

A Frente Parlamentar Interestadual também pretende viabilizar audiências com o Ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, com o presidente da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf), Marcelo Andrade Moreira Pinto, e ainda com o presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu, além de relatores dos orçamentos da União (LOAS, LDO, PPA).

Também estará na pauta da reunião o Decreto 9954/19, publicado no Diário Oficial da União (DOU), da última quinta-feira (5), que entrega à iniciativa privada a incumbência de gerar e vender energia ao longo dos canais Norte e Leste da Transposição.

Comentários