• 10/07/2018
  • por Resenha Politika

Instalação de Placas

Estabelecimentos da PB aderem à lei que garante prioridade para autistas

Estabelecimentos da PB aderem à lei que garante prioridade para autistas

Os estabelecimentos paraibanos começaram a aderir à Lei nº 11.090/18 que insere o símbolo mundial do autismo e garante o atendimento prioritário para pais e acompanhantes de autistas. O deputado Bruno Cunha Lima (SD), autor da propositura, vem realizando uma ação de conscientização junto aos estabelecimentos e disse que os empresários já percebem a necessidade da instalação das placas nos seus estabelecimentos para mostrar que os autistas têm prioridade.
 
“É muito gratificante ver que os empresários estão cumprindo essa Lei tão importante passa as pessoas com autismo e também para seus familiares. Essa é uma das causas que abraçamos no mandato e que vou continuar a defender para que os autistas tenham a garantia de uma vida com respeito, com mais amor e compreensão”, destacou o deputado.
 
O projeto de lei foi aprovado pela Assembleia Legislativa em dezembro do ano passado. Este ano, no mês de fevereiro, o Executivo vetou a matéria alegando inconstitucionalidade, provocando grade mobilização das entidades e pais de autistas. Em 7 de março deste ano, por 19 votos a 4, os deputados estaduais derrubaram o veto do governado Ricardo Coutinho. A mobilização também resultou na criação da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Pessoas com Autismo.
 
Números - De acordo com dados da Organização das Nações Unidas, o transtorno do espectro autista (TEA) atinge mais de 80 milhões de pessoas no mundo, sendo 2 milhões delas no Brasil. Assim, ocorre em uma a cada 70 crianças, sendo maior a incidência no sexo masculino, em uma proporção de 4,5 meninos para menina. A previsão de especialistas é que em 2030 para cada dois ou três nascidos, um será autista, ou seja, de 30% a 50% das crianças terão algum grau do espectro.
 

Comentários