• 03/03/2020
  • por Resenha Politika

ALPB

Estela quer "esforço concentrado" da ALPB para votar projetos que promovam o direito das mulheres

Estela quer "esforço concentrado" da ALPB para votar projetos que promovam o direito das mulheres

A deputada estadual Estela Bezerra utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa da Paraíba nesta terça-feira (3) para fazer um apelo para a votação de projetos que defendam o mês da mulher neste mês de março, quando é comemorado o Dia Internacional das Mulheres.

Em sua fala, Estela solicitou que a Casa dê prioridade aos projetos que promovam a cidadania, igualdade e justiça social para as mulheres.

A parlamentar também destacou às ameaças que às mulheres sofrem diariamente. “Estamos na presença de um aumento galopante no número de fmeinicídios, isso significa que as mulheres são mortas por serem mulheres e cujos autores do crimes são companheiros e ex companheiros. É muito grave uma sociedade em que a mulher vive em maior insegurança no seu espaço doméstico”.

Outro dado apresentado foi o número que aponta que mais de 80% dos casos de assédio e violência sexual acontecem dentro de casa e com crianças menores de 14 anos de idade.

“Estamos vivendo uma guerra civil contra as mulheres que está sendo delegada ao segundo e terceiros planos”, afirmou.

"Essa Casa precisa se posicionar, porque existe a ação material de implantar delegacias e realizar campanhas, mas é sobretudo na mensagem simbólica, para que se mude um modelo de cultura e possamos defender o valor da mulher na sociedade. Nós temos o direito de uma vida com integridade”.

"Quem aqui tem filha sabe o que estou dizendo. Quem tem filho se preocupa quando está fora de casa. Mas quem tem filha tem o triplo de preocupação quando a filha não está em casa. Porque ela não está só ameaçada de sofrer somente violência. Ela pode ser estuprada e violentada e não voltar pra casa. Nem as mulheres casadas estão livre disso, porque ela está sujeita a sofrer violência daquele com quem ela escolheu pra viver uma relação afetiva".

 

Comentários