• 19/06/2019
  • por Resenha Politika

FESTA JUNINA

Fuminc 2018/2019: Quadrilha junina mantém tradição do período em Cajazeiras

Fuminc 2018/2019: Quadrilha junina mantém tradição do período em Cajazeiras

A preservação das mais autênticas tradições juninas no município. É o que prevê o projeto da Quadrilha Junina Tradição do Império, aprovado no edital do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura (Fuminc) 2018, que será desenvolvido neste ano de 2019, numa iniciativa da Prefeitura Municipal de Cajazeiras através da Secretaria de Cultura e Turismo. A propositura foi feita por Guilherme Silva Andriola.

O projeto se propõe a desenvolver atividade visando a festa de São João 2019 em Cajazeiras, com apresentações nos bairros mais carentes, como São Francisco, Pôr do Sol, Cristo Rei, Vila Nova e São José, entre outros. A previsão é de alcançar um público de aproximadamente 1.200 pessoas, envolvendo 60 brincantes pertencentes ao projeto.

Entre outros objetivos, está o de inserir brincantes de baixa renda nos ensaios e apresentações; desenvolver práticas participativas e colaborativas entre os envolvidos; realizar parcerias; oficinas de dança popular, dinâmicas de grupo, coreografias juninas, expressão facial e teatro; e elaboração e confecção de cenário e figurino. O período de realização vai de março a setembro deste ano.

“Queremos trazer a arte mais à tona a nossa cidade, que hoje sofre com escassez voltada à cultura popular, querendo resgatar, justamente, as quadrilhas juninas através de oficinas de danças juninas e cursos prestados pelos nossos monitores à população mais carente”, justifica o projeto.

Os investimentos em cultura do governo municipal para 2019 serão em torno de R$ 217 mil, sendo que desse valor 15% são retidos para a manutenção do Fundo. No ano passado, os investimentos foram de R$ 130 mil. A Prefeitura Municipal de Cajazeiras, na atual gestão, foi a primeira a respeitar a lei de incentivo a cultura, ao repassar ao Fuminc o percentual de 2% da arrecadação do município, conforme a lei 1891/2010.

Comentários