• 06/03/2018
  • por Resenha Politika

Governadores do NE cobram ações integradas, mais presídios federais e aumento de recursos para os estados

Governadores do NE cobram ações integradas, mais presídios federais e aumento de recursos para os estados


Os governadores dos nove estados do Nordeste estão reunidos em Teresina no Piauí nesta terça-feira (6) para debater os graves problemas com a segurança pública.



Ao fim da reunião será produzido um documento, a Carta de Teresina, em que os governadores vão delimitar propostas para apresentar ao governo federal. Os governadores debatem o destino para recursos pelo governo federal para a segurança pública do Brasil em 2018.



Os estados do nordeste são os primeiros a se reunirem para discutir o investimento, para tomar ações integradas. A expectativa é que uma metade dos recursos seja usada em investimentos em estrutura e pessoal, e outra na área de inteligência.



Para o governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), é necessária a integração das forças de segurança dos estados para combater o crime organizado. "Num país cheio de fronteiras como o Brasil é impossível controlar o nível de violência porque os grupos organizados não respeitam divisas", comentou o governador.


Para ele, além da integração entre as forças de segurança dos estados, é preciso uma participação maior da União no combate ao crime organizado.


“ A União terá que construir pelo menos dez presídios federais e coordenar tudo para que as organizações criminosas possam sentir a ausência de seus líderes. Com eles presos e incomunicáveis, muita coisa vai mudar no nosso país. Os estados ficam responsáveis pelos outros presídios com seu efetivo, que precisa também ser reforçado com mais investimentos e apoio do novo Ministério da Segurança Pública," lembrou.


Resenha Politika com G1

Comentários