• 09/10/2017
  • por Resenha Politika

Grupo de Alckmin vê pesquisa como sinal de alerta para Doria

Para interlocutores mais próximos do governador tucano Geraldo Alckmin, a pesquisa Datafolha divulgada neste fim de semana que mostra queda na aprovação do prefeito João Doria serve como um sinal de alerta de que ele precisa frear sua estratégia para a sucessão presidencial em 2018. O levantamento indica que 55% dos paulistanos não votariam nele para presidente.

Houve uma discreta comemoração no Palácio dos Bandeirantes. A avaliação do grupo de Alckmin é que Doria iniciou uma movimentação precoce para ser o candidato tucano ao Palácio do Planalto. E que suas viagens pelo Brasil já começam a ter um efeito inverso entre os eleitores de São Paulo. Segundo a pesquisa, 58% dos entrevistados preferem que ele permaneça no mandato de prefeito.

Mas o número que trouxe maior alívio no Bandeirantes é o que indica que 45% dos paulistananos avaliam que Alckmin deveria ser o candidato do PSDB ao Planalto, contra 31% que preferem Doria. Um parlamentar próximo do governador lembra que a realização de uma pesquisa era estimulada pelo grupo de Doria como um elemento para a definição da candidatura do PSDB para 2018.

Apesar da queda de nove pontos percentuais, Doria aparece com 32% de avaliação ótimo ou bom. Mesmo assim, é o menor índice desde o início da sua gestão em janeiro.

Agência Brasil

Comentários