• 06/11/2018
  • por Resenha Politika

Saúde

Hospital Metropolitano realiza primeira captação de órgãos para transplante e entra na lista das unidades doadoras

Hospital Metropolitano realiza primeira captação de órgãos para transplante e entra na lista das unidades doadoras

Pacientes dos Estados de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Sul que estão na Fila Única da Central de Transplante foram os beneficiados pela doação de órgãos cuja captação foi realizada no Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, localizado em Santa Rita, em parceria com Central de Transplante da Paraíba e a Organização à Procura de Órgãos (OPO) do Hospital Estadual de Emergência de Trauma Senador Humberto Lucena. Esta foi a primeira captação de múltiplos órgãos para transplante realizada pela unidade de saúde.

 

A equipe de médicos intensivistas e de urgência do Hospital Metropolitano foi capacitada no mês de outubro sobre os procedimentos técnicos para o diagnóstico correto da morte encefálica, além da orientação sobre doação de órgãos, quando possível. O primeiro procedimento realizado pela equipe da unidade de saúde durou aproximadamente três horas e captou rins, córneas e fígado.

 

De acordo com a coordenadora da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do Metropolitano, Vanessa Leite, o êxito da ação foi devido a um trabalho multiprofissional focado em salvar vidas. Já o Coordenador da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da instituição, que participou dos procedimentos, Adriano Rodrigues Silva, por sua vez, ressaltou o compromisso da instituição de sensibilizar sobre a doação de órgãos. “Esse é um trabalho importante, que envolve várias pessoas e que ajuda a salvar vidas. É nesta ótica que vemos a missão do Hospital Metropolitano, de estimular e fazer campanhas de esclarecimentos à população, para que possamos ajudar tantas pessoas que estão nas listas de transplante, à espera de um doador” frisou.

 

O coordenador médico da Organização à Procura de Órgãos da Paraíba, Roberto Ramos Leitão Filho, parabenizou e agradeceu à equipe do Metropolitano pela contribuição oferecida nesse primeiro processo de captação de órgãos, enquanto a diretora da Central de Transplante da Paraíba, Gyanna Lys Montenegro, ressaltou a importância do complexo hospitalar, acrescentando que “o Governo do Estado vem  propiciando ações relacionadas ao transplante visando a mudança da realidade dos que estão na lista de espera por transplante. Hoje, o Metropolitano torna-se um hospital doador. Meus parabéns a unidade de saúde pelo empenho e o envolvimento com a causa, acolhendo os familiares e dando todo suporte necessário a eles”. 

Comentários