• 27/02/2019
  • por Resenha Politika

Saúde Pública

Imunização: SES promove reunião para avaliar ações de 2018 e planejar estratégias para 2019

Imunização: SES promove reunião para avaliar ações de 2018 e planejar estratégias para 2019

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Gerência Operacional de Vigilância Epidemiológica, promoveu, nesta quarta-feira (27), uma reunião de avaliação das ações de imunização na Paraíba e com planejamento de outras atividades e estratégias para o ano de 2019. Além da equipe da SES, participaram do encontro gerentes regionais, gestores e profissionais de saúde que trabalham diretamente com a imunização no Estado.

 

“A ideia é trocar experiências com os gestores para fortalecer e dialogar com os municípios. Não falta estrutura, mas precisamos melhorar a qualidade dos dados e, para isso, vamos continuar reforçando a importância da alimentação do sistema de informação. Além disso, é preciso captar e fazer busca ativa a população-alvo das campanhas de vacinação, para ampliarmos cada vez mais o serviço e a oferta de vacinas”, pontuou a assessora técnica do Núcleo de Imunização da SES, Márcia Mayara.

 

Durante a reunião, foram elencadas atividades exitosas desempenhadas em 2018, entre elas: visitas técnicas às redes de frio; campanhas de vacinação (influenza, sarampo e pólio, mobilização HPV); capacitações, oficinas e reuniões; monitoramento rápido de coberturas vacinais; encerramento do curso em sala de vacina.

 

“Queremos manter a regularidade de encontros como este, para deixar sempre em pauta assuntos que envolvam a imunização da Paraíba. Até o momento, o ano de 2019 não tem mudanças no calendário vacinal, mas, por exemplo, já começamos com a atualização sobre a recomendação de que crianças que não desenvolveram a cicatriz vacinal da BCG não precisam de nova dose. Por isso, é necessário estar sempre alerta com as novidades e compartilhar conhecimentos”, disse Márcia.

Comentários