• 18/03/2020
  • por Resenha Politika

Tecnologia

João Azevêdo assina termo de acordo para implantação de sistemas de monitoramento na Paraíba

João Azevêdo assina termo de acordo para implantação de sistemas de monitoramento na Paraíba

O governador João Azevêdo assinou, nesta quarta-feira (18), na Granja Santana, em João Pessoa, o Termo de Acordo de Regime Especial (Tare) com a empresa Brisanet Serviços de Telecomunicações, que resultará em investimentos superiores a R$ 100 milhões na implantação de sistemas de monitoramento e controle em todo o Estado, contemplando as Secretarias da Segurança e Defesa Social; Administração Penitenciária; Educação, Ciência e Tecnologia; e Fazenda; Polícias Militar e Civil; e Departamento Estadual de Trânsito (Detran). 

O termo de acordo viabilizará a construção dos Centros Integrados de Comando e Controle (CICC) de João Pessoa, Campina Grande e Patos; a instalação de 1.600 câmeras de monitoramento; a implantação de 1.200 conexões de dados para captura de imagens, com a inclusão de recursos que permitam a leitura de placas, reconhecimento facial, contagem de pessoas e alerta por movimentação de objeto em sentido não permitido; além do desenvolvimento de softwares para órgãos do governo.

Na ocasião, o chefe do Executivo estadual afirmou que a gestão cumpre mais uma meta estabelecida e que viabilizará também a implantação de salas de videoconferência para a realização de audiências em unidades prisionais de João Pessoa, Campina Grande, Santa Rita, Sapé, Guarabira, Patos, Catolé do Rocha, Cajazeiras e Sousa, além de unidades da Fundação de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente Alice de Almeida (Fundac).

O secretário de Estado da Fazenda, Marialvo Laureano, destacou que o projeto foi bem elaborado e analisado por vários órgãos do governo e trará muitos benefícios para o Estado. “Esse Regime Especial é baseado no convênio Confaz e em decreto estadual e dá oportunidade para empresas que se instalem na Paraíba de investir na área de tecnologia, garantindo um incentivo fiscal, desde que haja uma contrapartida, e esse projeto foi estudado pela Sefaz, Codata, Educação e Segurança, permitindo o videomonitoramento em todo o Estado e disponibilizando cerca de 500 pontos de internet, seja em escolas, presídios e delegacias, contribuindo com a modernização da segurança e da fiscalização da mercadoria em trânsito e nós estamos abertos para outras empresas virem investir na Paraíba”, explicou. 

O secretário da Segurança e Defesa Social, Jean Francisco Nunes, afirmou que a assinatura do termo de acordo representa um marco para o segmento. “Essa é uma ação muito importante e será o maior investimento na área de segurança pública dos últimos anos, o que demonstra a visão do governador com a área e o interesse de investir cada vez mais. Os Centros de Comando envolvem mais de 14 órgãos, dando um salto de qualidade muito grande para a gente conseguir combater com mais velocidade os crimes violentos letais e os patrimoniais porque vamos dar uma resposta mais rápida à sociedade com a tecnologia empregada em toda a Paraíba”, comentou. 

O presidente  da Brisanet, José Roberto Nogueira, ressaltou a eficiência e a qualidade do projeto que será colocado à disposição dos paraibanos. “Nós estamos montando uma infraestrutura em todas as cidades da Paraíba, com fibra óptica em todos os quarteirões, o que vai suportar a rede de segurança que está sendo implementada no Estado. Essa rede que estamos construindo é robusta e de alta capacidade, permitindo o tráfego das câmeras que serão instaladas nas mais diversas regiões, viabilizando o reconhecimento de placas de carros, por exemplo. Essa parceria contemplará a Segurança Pública e outras áreas, como Saúde e Educação porque qualquer projeto que envolva tecnologia requer infraestrutura para seu suporte”, declarou.

A assinatura do Tare também contou com as presenças dos secretários Claúdio Furtado (Educação, Ciência e Tecnologia), Sérgio Fonseca (Administração Penitenciária) e Bruno Frade (executivo da Fazenda). 

Comentários