• 03/10/2018
  • por Resenha Politika

Eleições 2018

João projeta segurança hídrica em até três anos

João projeta segurança hídrica em até três anos

No debate realizado pela Tv Cabo Branco na noite dessa terça-feira (02), o candidato ao Governo pelo PSB, João Azevêdo afirmou que, se eleito, vai permitir que o agricultor rural tenha as condições para continuar produzindo mesmo em períodos de seca.

Ele também ressaltou que pretende dar continuidade a alguns projetos desenvolvidos pelo governador Ricardo Coutinho, como o Água Doce, e levar mais água em qualidade e quantidade suficiente para todos os paraibanos. O socialista também destacou ações para garantir a segurança hídrica do estado.

“Nós sabemos que esse estado, por ter a maioria dos seus municípios dentro do Semiárido, precisa de segurança hídrica. Nós sabemos como fazer, sabemos onde estão os projetos e onde estão os recursos. E eu posso garantir que em 3 a 4 anos nós teremos água em quantidade e qualidade para abastecimento de todos os municípios. Eu sou engenheiro e vocês sabem, fui secretário de Recursos Hídricos. Conheço muito bem essa questão, assim como conheço cada parte dessa Paraíba”, afirmou João.

Questionado sobre sua proposta para a segurança hídrica do estado, o candidato destacou que mesmo tendo passado por sete anos de forte estiagem, a Paraíba foi o estado que menos perdeu rebanho, graças a programas como o Água Viva – programa de distribuição de filtros de cerâmica para a população da zona rural que enfrenta o problema da estiagem – e o Água Doce, de dessalinização dos poços do semiárido.

O candidato ainda fez referência a outros projetos da atual gestão, como o fortalecimento da caprinocultura, e a distribuição de ração a custo zero ou subsidiada, além da perfuração de 2,5 mil poços, implantação de 1,5 mil quilômetros de adutoras e 15 mil cisternas.

No quesito saúde, João citou como uma de suas propostas a implantação do programa Saúde Já, de urgência que facilita o acesso da população a exames menos complexos, como tomografia computadorizada, ultrassom, endoscopia e raio X. O programa será implantado inicialmente em nove unidades hospitalares distribuídas nas cinco regiões do estado.

Outras propostas elencadas por João Azevêdo durante o debate foram o programa Primeira Chance, de incentivo ao primeiro emprego para profissionais técnicos recém formados pela rede estadual; a instalação de centros de monitoramento e controle dotados de tecnologia, no quesito segurança; e a isenção dos impostos estaduais na conta de energia para quem gasta até 90 kW/h.

Comentários