• 03/01/2018
  • por Resenha Politika

Líder do PMDB no Senado, Lira fala que governo atrasa repasse e compromete Eixo Norte

O senador paraibano Raimundo Lira (MDB) revelou na tarde desta quarta-feira (3) que o governo federal está atrasando repasses a empresa responsável pela conclusão do Eixo Norte da Transposição, e por isso, a obra não será concluída no prazo previsto pelo próprio Hélder Barbalho, Ministro da Integração Nacional.

Segundo Lira, a população sertaneja só deverá contar com o abastecimento só depois de junho. "A programação era para receber água em abril ou maio de 2018, mas tudo deu errado. Estamos de olho e alertando o presidente Temer sobre os acontecidos," disse.

Eixo Norte na Paraíba

Os lotes 6 e 7 do Eixo Norte foram iniciados em 2014 pela empresa Queiroz Galvão. São 65 km de canais de concreto, quatro arquedutos, aproximadamente oito pontes, dois viadutos e três barragens, uma delas chega a ser uma das maiores da transposição, que é a barragem de Boa Vista, localizada no município de São José de Piranhas, com capacidade total de 300 milhões de metros cúbicos água.

Através do túnel Cuncas 1, a água chega até o reservatório de Morros, em São José de Piranhas. Outro canal de leva a água à Barragem de Boa Vista, no mesmo município. Por fim, o túnel Cuncas 2 desemboca no reservatório de Caiçara, em Cajazeiras.

Por Gilberto Lira – Resenha Politika

Comentários