• 13/03/2019
  • por Resenha Politika

Desproporcional

Militante da Marcha Mundial das Mulheres emite nota e repudia atitude do presidente da Câmara de Cajazeiras

Militante da Marcha Mundial das Mulheres emite nota e repudia atitude do presidente da Câmara de Cajazeiras

Representando a Marcha das Mulheres, núcleo Fátima Cartaxo em Cajazeiras, a professora militante Neidinha Alves, emitiu uma nota de esclarecendo para repudiar a atitude e decisão da presidência da Câmara Municipal de Cajazeiras de encerrar uma Sessão Especial em homenagem ao Dia das Mulheres.

De acordo com ela, a sessão que acontecia na noite desta terça-feira (13) foi encerrada por pura truculência e autoritarismo do presidente Delsinho da Serra da Arara (PTC).

Que fique registrado o nosso repúdio a atitude desproporcional e violenta do Presidente da Câmara Municipal de Cajazeiras.

NOTA

SENHOR PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES, NÃO OUSE CALAR AS MULHERES DE CAJAZEIRAS!

Todos os anos a Câmara Municipal de Cajazeiras realiza Sessão Especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

Nós, dos movimentos feministas e de mulheres, somos convidadas a participar e fazer uso da palavra na tribuna pública.

No entanto, na sessão de hoje, 12 de março de 2019, aconteceu o que nunca havia presenciado em uma sessão pública de homenagem às mulheres: violência institucional, truculência, machismo, corte de microfone, negação de direito de fala para as mulheres que fazem o enfrentamento da violência nesta cidade.

Eu, representando a Marcha Mundial das Mulheres, estava fazendo uso da palavra na tribuna da Câmara Municipal de Cajazeiras e tive o meu direito tolhido violentamente pelo atual presidente da câmara, o vereador Delsinho, na Sessão Especial que celebrava o Dia Internacional da Mulher.

É inacreditável o que ocorreu. Fomos todas e todos tomados de susto pela a agressividade, o autoritarismo e a falta de postura do presidente.

Enquanto eu falava sobre o desmonte das políticas públicas para as mulheres a nível nacional e estava concluindo o meu discurso denunciado o assassinato de Marielle Franco, frente aos fatos e prisões de hoje, tive o microfone cortado.

Uma pessoa do público fez uma interpelação, uma observação, e ao invés do vereador administrar a situação, voltou-se para mim impediu que eu concluísse a preleção e encerrou a sessão especial, deixando todos os presentes abismados com a ação de abuso de poder, machismo e violência.

Com esta atitude, o senhor presidente impediu, negou, silenciou, proibiu de fazer uso da fala: a atual Secretária de Políticas Públicas para as Mulheres do Município de Cajazeiras, a Presidente do Conselho Municipal de Direitos das mulheres de Cajazeiras e a Coordenadora do CRAM – Centro de Referência em Atendimento à Mulher em situação de violência da Cidade de Cajazeiras – PB.

A Sessão Especial em Homenagem ao Dia Internacional da Mulher terminou em violência contra as mulheres. Que fique registrado o nosso repúdio a atitude desproporcional e violenta do Presidente da Câmara Municipal de Cajazeiras.

Por Neidinha Alves

Militante da Marcha Mundial das Mulheres – PB, Núcleo Fátima Cartaxo

Cajazeiras, 12 de Março de 2019.

Comentários