• 12/03/2019
  • por Resenha Politika

Trânsito

Ministério nega que governo tenha decidido eliminar lombadas eletrônicas do país

Ministério nega que governo tenha decidido eliminar lombadas eletrônicas do país

Na semana passada, o presidente Jair Bolsonaro anunciou em suas redes sociais o fim das lombadas eletrônicas no país. “Decisão nossa: não teremos nenhuma nova lombada eletrônica no Brasil. As lombadas que por ventura existam ainda (sic), são muitas, quando for (sic) perdendo a sua validade, não serão renovadas”, disse. Mas, o Ministério da Infraestrutura, que coordena as questões de trânsito junto ao Denatran e ao Contran, tem uma posição um pouco mais moderada sobre o assunto: “A questão relacionada aos dispositivos eletrônicos de medição e controle de velocidade no país, entre elas a das lombadas eletrônicas, ainda está em estudo”, disse o órgão em nota enviada à Autoesporte.

Os estudos em questão foram solicitados em 28 de fevereiro por Jerry Dias, presidente do Denatran, como "prioritários e imediatos" às Câmaras Temáticas do Contran. Entre eles, há um específico a respeito da fiscalização de velocidade. O texto sugere que seja feita uma “revisão do formato atual proporcionando condições de fiscalização voltada para a redução de acidentes e não simplesmente para a aplicação excessiva de multas”. Na solicitação, bem como na transmissão ao vivo do presidente, o governo não cita dados a respeito da quantidade de multas, dos gastos ou da arrecadação com os dispositivos de fiscalização.

 
As Câmaras Temáticas do Contran são "integradas por especialistas e têm como objetivo estudar e oferecer sugestões e embasamento técnico sobre assuntos específicos para decisão" do órgão. Em entrevista exclusiva a Autoesporte, Jerry Dias afirmou que o órgão passaria por mudanças para que as decisões fossem mais transparentes, mas garantiu a manutenção das Câmaras Temáticas da forma como são atualmente.

Comentários