• 07/04/2020
  • por Resenha Politika

Saúde Pública

Ministério propõe reduzir isolamento em lugares com metade da capacidade hospitalar vaga

Ministério propõe reduzir isolamento em lugares com metade da capacidade hospitalar vaga

Ministério da Saúde defende a redução parcial do isolamento em cidades e estados com pelo menos 50% dos leitos e estrutura de saúde vagos. Segundo boletim divulgado ontem pela pasta, a partir da próxima segunda-feira (13), cidade com metade da capacidade de atendimento médico disponível poderá passar do distanciamento social ampliado (DSA) para uma transição ao distanciamento social seletivo (DSS).

Pelo distanciamento ampliado, não há limitações apenas para grupos específicos. Todos os setores da sociedade devem permanecer em isolamento. Já pelo distanciamento seletivo, alguns grupos ficam isolados. Entre eles, pessoas com mais de 60 anos e com doenças preexistentes. As demais podem circular livremente.

Esse é o modelo que tem sido defendido pelo presidente Jair Bolsonaro. Mas os estados têm adotado o distanciamento ampliado, que restringe ao máximo o contato entre as pessoas. O boletim foi divulgado no mesmo dia em que o presidente Jair Bolsonaro foi convencido por auxiliares a não demitir o ministro Luiz Henrique Mandetta, com quem tem tido divergências públicas.

Para o secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo, as medidas devem ser proporcionais à realidade apresentada em cada município, cada região e cada capital. “Discutimos melhor com os estados e municípios de maneira em que não se tomasse medidas idênticas para situações completamente diferentes”, afirmou João Gabbardo.

Comentários