• 28/03/2019
  • por Resenha Politika

Chuvas

Municípios do Cariri Cearense têm maior quantidade de chuva em um dia com precipitações em 140 municípios

Municípios do Cariri Cearense têm maior quantidade de chuva em um dia com precipitações em 140 municípios

Choveu em 140 municípios nas últimas 24 horas, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos. A maior precipitação, de 102 milímetros (mm), foi registrada no município de Abaiara, localizado no Cariri. A região vem registrando chuvas 16,5% abaixo da média no mês de março. Esse é o terceiro mês consecutivo de 2019 que a área fica abaixo da média histórica.

Outros sete municípios do Cariri registraram índices de pelos menos 50 milímetros. Entre eles estão Crato (75mm), Milagres (65 mm) e Juzeiro do Norte (56 mm).

Em Juazeiro, a chuva casou o transbordamento da lagoa da Associação dos Professores Universitários do Cariri (Apuc). De acordo com informações da Rádio O POVO CBN Cariri, essa situação é recorrente e a Prefeitura alega que não teria recursos para investir na reforma, estimada em R$ 70 milhões.

O município de Araripe, na região do Sertão Central e Inhamuns, historicamente uma das mais secas do Estado, chegou à marca de 58 mm. Iguatu e Solonópole, na mesma área, registraram 51 mm e 47 mm, respectivamente.

+ Barragem transborda e estrada entre Santana do Acaraú e Sobral é bloqueada, na noite desta quarta-feira, 27

Em relação à média histórica, o Sertão Central tem déficit de 22,6% em março. A região registra, a quatro dias do fim do mês, a primeira marca de chuvas abaixo da média neste ano.

Na região de Jaguaribana, que apresenta a maior lacuna em relação à média histórica neste mês (22,9%), três municípios registram chuvas superiores a 50 mm: Quixeré (63 mm), Jaguaribe (50,6 mm) e Ererê (50 mm).

Em Fortaleza, a precipitação chegou ao número de 29 mm entre às 7 horas dessa quarta-feira e o mesmo horário desta quinta-feira.

Comentários