• 20/12/2018
  • por Resenha Politika

Retorno

‘Não faria tudo de novo’, diz Berg Lima após reassumir Prefeitura de Bayeux

‘Não faria tudo de novo’, diz Berg Lima após reassumir Prefeitura de Bayeux

O prefeito da cidade de Bayeux, Berg Lima (Podemos), reassumiu a Prefeitura Municipal nessa quarta-feira (18). Na manhã desta quinta (19), durante entrevista ao programa Correio Manhã da Rádio 98FM, o gestor, que foi preso no ano de 2017 após supostamente ter recebido propina de um empresário, admitiu que não faria tudo de novo e que se arrepende de ter ‘confiado demais nas pessoas’.

Durante a sabatina de perguntas, Berg destacou que foi alvo de uma ‘armação política’ e valorizou a decisão do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) que anulou suas condenações. “A opinião pública enxergou e o Judiciário também. Foi uma decisão unânime. Os cinco ministros do STJ foram a nosso favor. Isso tudo nos ensina que não podemos confiar em todos. Nem mesmo nos que andam batendo em nossos ombros e nos dando abraços carregados de hipocrisia. Saio desse processo com mais maturidade, responsabilidade e serenidade”, disse.

Arrependimento

Apesar de se declarar inocente, o prefeito de Bayeux revelou arrependimento e ingenuidade. “Não faria tudo de novo. Existiu um pouco de ingenuidade da minha parte. De forma alguma cometeria qualquer equívoco. É um novo tempo, temos que erguer a cabeça, a vida de qualquer pessoa pode ter equívocos. Entendemos que há uma extrapolação de julgamentos precipitados”, revelou Berg.

Cassação do mandato

Após ter sido preso em julho de 2017, Berg Lima foi afastado do cargo de prefeito, com isso, o vice-prefeito, Luiz Antônio assumiu a Prefeitura, mas por pouco tempo. Em abril deste ano, teve seu mandato cassado pela Câmara Municipal. Com isso, o presidente da Câmara dos Vereadores, Noquinha, assumiu o cargo.

Apesar de todos os imbróglios envolvendo a gestão do município de Bayeux, o mandato de Berg ainda não foi cassado. Porém, uma comissão processante formada na Câmara dos Vereadores da cidade pretende anular o mandato do prefeito. Todavia, Berg Lima acredita que as acusações são frágeis. “Existem duas acusações que tramitam na comissão processante. Nenhuma dela é referente ao famigerado vídeo. Uma diz respeito a um pagamento de carros da Prefeitura e outra a respeito do Instituto de Previdência. A primeira aconteceu por uma falta de transição coerente e clara. Os carros vinham sendo pagos pela gestão anterior, como não houve transição, pagamos sem saber. Mas já fizemos o ressarcimento. Já quanto a previdência, os aposentados e pensionistas sabem do zelo que tivemos com cada um. Denúncias são frágeis e infundadas”, concluiu.

Traição do vice

Quando perguntado sobre sua relação com o vice-prefeito Luiz Antônio, que, segundo o próprio Berg Lima, teria armado uma estratégia para afastá-lo, o prefeito foi enfático. “Um dos maiores pecados do ser humano é a traição. Também um dos mais difíceis de se perdoar. Acredito que usou de má-fé, articulando para assumir a Prefeitura. Enquanto estive preso não foi me visitar uma única vez. Não houve nenhum gesto de humanidade”, revelou Berg.

Prioridades

Já pensando na continuidade da gestão, Berg apontou as prioridades do seu mandato e revelou que talvez não seja possível completar os programas de governo. “Como houve uma interrupção no nosso mandato, talvez não consigamos cumprir os programas. As prioridades são as folhas de pagamentos de servidores e aposentados, bem como um contrato emergencial com uma empresa de limpeza urbana e a reabilitação do Hospital Materno Infantil da cidade”, finalizou.

Portal Correio

Comentários