• 08/11/2018
  • por Resenha Politika

Educação e Social

Palestra sobre “Violência Escolar – Bullying” é realizada na escola João Victor Jurema em Cajazeiras

Palestra sobre “Violência Escolar – Bullying” é realizada na escola João Victor Jurema em Cajazeiras

O CRAS I – Centro de Referencia de Assistência Social – realizou, na manhã de ontem (07) na Escola E.E.F. Joaquim Victor Jurema localizado no Bairro da Esperança, uma palestra com o tema “Violência Escolar – Bullying”.

A palestra foi para os alunos da turma do 5º ano “A” manhã com o tema do Projeto Desenvolvido pela própria escola “Resgatando Valores Escolares: Violência um ato de dor, dialogar um ato de Amor”.

A professora Edilene Abreu é quem vem trabalhando com a turma durante algum tempo esse tema, devido a tantas violências existentes nas escolas.

Ministrada pela psicóloga Vilma Oliveira e as estagiárias do curso de psicologia da Faculdade Santa Maria Luma Andrade e Suennya Lima. A palestra foi para proporcionar e esclarecer sobre o assunto “bullying”, termo utilizado que serve para descrever atos de violência. A violência que as crianças e os adolescentes exercem é, antes de tudo, a que seu meio exerce sobre eles. A criança reflete na escola as frustrações do seu dia-a-dia.

Neste contexto, foram destacados os tipos de violência praticados dentro da escola: violência contra o patrimônio; violência doméstica; violência simbólica; violência física; e violência psicológica;

Para finalizar foram realizadas atividades para serem trabalhadas as questões emocionais, aprendendo a lidar com frustações, saber perder e saber ganhar. Durante a palestra também foram utilizados vídeos e imagens que remeteram a comunidade escolar a uma reflexão sobre os “males” do bullying, suas consequências e traumas causados nas pessoas que sofrem ou já sofreram algum tipo de agressão, bem como, quais atitudes devem ser adotadas perante o bullying.

Destacou-se que as crianças ou adolescentes que sofrem o bullying podem se tornar adultos de baixa autoestima e com pensamentos e sentimentos negativos diante do mundo e de sua própria vida. Tendem a adquirir sérios problemas de relacionamento, podendo inclusive, contrair comportamento agressivo.

Comentários