• 01/09/2018
  • por Resenha Politika

Eleições 2018

Presidenciáveis comentam decisão do TSE de rejeitar a candidatura de Lula

Presidenciáveis comentam decisão do TSE de rejeitar a candidatura de Lula

Candidatos à Presidência da República comentaram neste sábado (1º), durante compromissos de campanha, a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de negar o pedido de candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O tribunal tomou a decisão por 6 votos a 1 com base na Lei da Ficha Limpa, em julgamento concluído na madrugada deste sábado. Lula foi preso em abril, após ser condenado em segunda instância na Operação Lava Jato. O PT terá agora dez dias para substituir o candidato.

Veja o que disseram os presidenciáveis (por ordem alfabética):

Álvaro Dias (Pode): "Era um julgamento que nem deveria ter acontecido, porque essa candidatura deveria ter sido impedida peremptoriamente. Foi um escárnio ao Brasil, foi uma afronta, foi um desrespeito ao povo brasileiro de bem, foi uma violência contra o estado de direito e à legalidade democrática, essa encenação, essa mistificação. Então agora o TSE respeitou a dignidade do povo brasileiro e acabou com essa farsa, acabou com essa brincadeira”, afirmou o candidato durante uma caminhada com eleitores em Foz do Iguaçu (PR).

Ciro Gomes (PDT): "O que está acontecendo não é nada bom para o Brasil. Por mais que se deteste o Lula em alguns setores, por mais que se idolatre o Lula em outros setores, ter o maior líder popular do país proibido de participar do processo eleitoral é um trauma. Entretanto, em toda a tragédia tem um lado bom. Eu estou triste, mas o lado bom é que agora nós podemos ter mais clareza no processo eleitoral. Mais grave do que isso, seria acontecer isso ali muito perto das eleições, criando um tumulto que poderia gravemente deslegitimar o próprio processo ameaçando a democracia. Portanto, eu lamento por um lado, mas eu acho que o povo brasileiro, aí com todas as suas mazelas e sofrimento pode agora olhar pro debate com mais clareza", disse Ciro em uma caminhada com eleitores em Curitiba.

Geraldo Alckmin (PSDB): "Olha, decisão judicial se respeita e se acata. De um lado positivo é que clareou. Nós vamos saber agora quem é o candidato. É importante, a campanha já começou, a gente sabe os candidatos, quem são e as suas propostas. E é isso o que interessa para o Brasil", afirmou Alckmin, durante agenda de campanha em Horizonte (CE).

Marina Silva (Rede): “Agora foi tomada uma decisão e teremos os candidatos que podem ser candidatos e assim a população vai poder fazer a sua escolha”, afirmou Marina, que fez campanha em Nova Iguaçu (RJ).

 

Defesa

 

A rejeição da candidatura de Lula pelo TSE ainda poderá ser contestada em recurso da defesa ao próprio tribunal ou ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Após o julgamento, a defesa não adiantou o que pretende fazer. Os advogados afirmaram que ainda vão discutir com o PT se e como vão recorrer da decisão.

Em nota divulgada após o julgamento, o PT disse que a decisão do TSE de rejeitar a candidatura de Lula é uma "cassação política, baseada na mentira e no arbítrio, como se fazia no tempo da ditadura".

 

Propaganda eleitoral no rádio e na TV

 

Os ministros do TSE também decidiram que Lula não poderá aparecer como candidato na propaganda eleitoral obrigatória no rádio e na TV.

O primeiro dia da propaganda eleitoral para presidente da República foi este sábado (1º).

No programa do rádio, que foi ao ar às 7h, poucas horas depois da decisão do TSE, Lula foi apresentado pelo PT como candidato.

No programa da TV, às 13h, Lula aparece e faz uma breve fala, mas não é apontado como candidato do PT à Presidência.

G1

Comentários