• 25/07/2019
  • por Resenha Politika

Cultura

Programação desta sexta-feira no Festival de Artes Jackson do Pandeiro valoriza cultura paraibana

Programação desta sexta-feira no Festival de Artes Jackson do Pandeiro valoriza cultura paraibana

O Festival de Artes Jackson do Pandeiro chega ao seu segundo dia, nesta sexta-feira (26), com atrações que valorizam a cultura popular e artistas paraibanos. Entre as atividades do dia está uma sessão especial Polo Sputinik (Planetário), intitulada ‘O Céu do Menino Rei’, às 17h. No mesmo horário, no Polo Quadro Negro (Galeria Archidy Picado) acontece a abertura da exposição coletiva ‘Bestiário Nordestino’. Já no polo A Feira (Praça do Povo), acontece a ‘Feira Criativa’. Fechando a noite do segundo dia o Polo Sebastiana (Palco da Praça do Povo) terá shows de artistas paraibanos, começando com Wister, seguido de Banda-Fôrra e Os Fulano.

Aberto nessa quinta-feira (25), o festival se estende até o domingo (28). Durante quatro dias, mais de 60 atrações passarão pelo Espaço Cultural José Lins do Rego, que foi dividido em 13 polos. A programação completa do evento está disponível no site www.funesc.pb.gov.br.

A exposição ‘Bestiário Nordestino - Um olhar sobre a gravura fantástica’ poderá ser vista a partir das 17h, na galeria de arte Archidy Picado, reunindo um acervo de dezenas de obras de xilogravura de 18 artistas. Trabalhos retratam, por meio desta tradicional arte, o imaginário do homem nordestino. Exposição, que tem curadoria dos artistas Rafael Limaverde e Marquinhos Abu, pode ser vista até o dia 15 de setembro. Também será lançado na ocasião o livro-catálogo Bestiário Nordestino.

Além da exposição, a programação da sexta-feira (26) conta com Feira Criativa no Polo A Feira (Praça do Povo), às 17h, onde também acontecerá apresentação de Coco de Roda e Ciranda do Mestre Benedito e sarau poético com Maria Valéria Rezende e Jennifer Trajano (PB). A cultura popular também ocupa espaço no Polo A Ordem é Samba (estacionamento), com a presença dos repentistas Rogério Meneses e João Lourenço (PB).

Na área de circo será apresentado o espetáculo ‘Plenitude’ (PB), no Polo Cabeça Feita (Teatro Paulo Pontes). Para ter acesso gratuito à atração, o público poderá pegar as senhas na bilheteria do teatro. A mesma recomendação vale para assistir ao show de Alamiré (PB), que ocupará o Polo Canto da Ema (Sala de Concertos maestro José Siqueira). Já o espetáculo ‘A Casatória c’a Defunta’, no Polo Chiclete com Banana (Teatro de Arena) terá acesso livre.

Comentários