• 28/11/2018
  • por Gilberto Lira

Cidadania Fiscal

Projeto apresentado pela Escola Dom Moisés Coelho de Cajazeiras é o vencedor do Prêmio Nacional de Educação Fiscal

Projeto apresentado pela Escola Dom Moisés Coelho de Cajazeiras é o vencedor do Prêmio Nacional de Educação Fiscal

A Escola Estadual Dom Moisés Coelho, da cidade de Cajazeiras, única do Norte-Nordeste foi a vencedora do Prêmio Nacional de Educação Fiscal da FEBRAFITE (Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais). O prêmio foi entregue na concorrida noite do ‘Oscar da Cidadania Fiscal’ 2018. A solenidade aconteceu na Embaixada da Espanha, em Brasília.  

Os vencedores em cada categoria receberam, além de troféu, premiação em dinheiro: Escolas (1º lugar – R$10 mil, 2º lugar – R$ 5 mil, 3º lugar – 3 mil; Instituições (1º lugar – R$ 10 mil, 2º lugar – R$ 5 mil); Imprensa (1º colocado – R$3 mil, 2º colocado – R$ 2 mil). Os coordenadores dos projetos vencedores das categorias Escolas e Instituições também levaram para casa a premiação em dinheiro no valor de R$ 1 mil reais para cada, em reconhecimento pelo trabalho realizado.

A premiação tem como objetivo homenagear as instituições, escolas e jornalistas responsáveis por criar e transformar ideias em projetos inovadores que atuam com a temática da função social dos tributos e a correta aplicação dos recursos públicos.

 

Intervenção pedagógica – O projeto da Escola Estadual Dom Moisés Coelho é de autoria do professor José de Ribamar Bringel Filho, que focou em estimular os alunos a pensar criticamente e exigir os seus direitos na formação como foco do Projeto de Intervenção Pedagógica. “Nosso projeto com tema Educação Fiscal: Uma Jogada de cidadania se pautou numa proposta de inserção da Educação Fiscal na dinâmica escolar como forma de garantir o acesso aos conceitos de Educação Fiscal na Escola. A escolha da temática Educação Fiscal como proposta de melhoria do aprendizado nessa escola foi intencional, pois percebemos que, para trabalharmos essa temática, traçaríamos muitas ações destinadas ao aprendizado dos conteúdos que os alunos precisam aprimorar. Então veio a problemática: é possível a inserção da Educação Fiscal no currículo escolar do Ensino Fundamental de modo que, por meio de práticas pedagógicas inovadoras, e com perspectivas transdisciplinares, seja possível realizar ações para a conscientização do valor social do tributo, e para a fiscalização dos gastos públicos? Partindo dessa problemática tivemos como objetivo geral para nossas ações de 2018, desenvolver na  Escola Dom Moisés práticas pedagógicas inovadoras que possibilitem o ensino de educação fiscal de modo a promover na comunidade escolar consciência cidadã”, sintetizou o professor.

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