• 30/10/2018
  • por Resenha Politika

Segurança Pública

Reunião encerra Operação Voto Seguro e Comando-Geral avalia ações

Reunião encerra Operação Voto Seguro e Comando-Geral avalia ações

Uma reunião fechou oficialmente as ações da Operação Voto Seguro, realizada pela Polícia Militar durante os dois turnos da eleição, neste mês de outubro na Paraíba. Na ocasião, o comandante-geral da PM, coronel Euller Chaves, avaliou a atuação da corporação que, desde o planejamento estratégico, atuação em eventos públicos, embarque e deslocamento do efetivo e festividades após o resultado do pleito, trabalhou pela manutenção da ordem pública e garantia da paz. A avaliação aconteceu no fim da manhã desta terça-feira (30), no Comando Geral da PM.

 

No primeiro turno foram realizados 122 acionamentos para ocorrências de natureza eleitoral, da quarta-feira (3) até o domingo (7), sendo que em 62 casos foram constatados indícios de crime. No período, 77 pessoas foram conduzidas até as delegacias ou apresentadas na Justiça eleitoral. O dia do pleito foi o que mais teve ocorrências constatadas, com 47 no total, e 64 conduzidos até as 21h. Entre as principais naturezas das ocorrências no geral, estavam tentativa de compra de votos, propaganda irregular e transporte de eleitores.

 

Já no segundo turno, foram 37 acionamentos, que resultaram na condução de 16 pessoas, sendo 12 no domingo, até as 19h. Nos dias 26 e 27, foram 50 eventos públicos em que a Polícia Militar esteve presente. Para os eventos pós-votação, cerca de 1700 policiais foram empregados em todo o estado, no último domingo.

 

Geral - A atuação da PM aconteceu nos 223 municípios paraibanos, em mais de 1750 locais de votação, realizando policiamento ostensivo e preventivo para os mais de 2 milhões e 800 mil eleitores aptos ao voto, segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral. A corporação trabalhou junto com outras forças de segurança, que atuaram de forma integrada por meio dos Centros de Comando e Controle, instalados pelo TRE em João Pessoa, Campina Grande e Patos.

 

“Tudo isso demonstra o profissionalismo, a atenção e o esforço da Polícia Militar, para garantir aos eleitores e a população em geral o exercício dos seus direitos da maneira mais tranquila possível, nesses dois turnos da eleição. O trabalho integrado com outras forças, o planejamento estratégico, a disponibilização de recursos logísticos e de tecnologia, proporcionaram ao policial militar e à nossa corporação um trabalho mais eficiente na garantia da ordem e da tranquilidade pública”, afirmou o coronel Euller.

 

Outras ações – Ainda nesta semana, a Polícia Militar termina o planejamento e realiza duas outras Operações, que acontecerão em todo o estado: Eternidade, que acontece na próxima sexta-feira (2), e a Operação Enem, a ser realizada nos próximos domingos.

Comentários