• 10/08/2018
  • por Resenha Politika

Saúde

Secretaria de Saúde da PB confirma novo caso de morte por H1N1

Secretaria de Saúde da PB confirma novo caso de morte por H1N1

Foi divulgada na tarde desta sexta-feira (10) a causa da morte do adolescente de 15 anos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Tibiri II, na cidade de Santa Rita.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, o jovem morreu vítima da Gripe H1N1. O óbito foi registrado no mês de maio, enquanto o adolescente aguardava transferência para o Hospital Universitário Lauro Wanderley, no Campus I da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa.

Segundo dados da Secretaria, esse é o terceiro caso de morte por H1N1 no estado da Paraíba. Em abril dois casos também foram confirmados, um em Cabedelo e outro em Guarabira.

O H1N1 é um vírus que pode causar gripe. Crianças, idosos, gestantes e pessoas com doenças crônicas ou imunodeficiências são mais vulneráveis. Após os sintomas, o tratamento deve iniciar em 48 horas, com orientação médica. Além da vacinação, é importante lavar as mãos e evitar locais com aglomeração de pessoas.

A gripe suína foi reconhecida pela primeira vez na pandemia de 1919 e ainda circula como um vírus da gripe sazonal. A gripe suína é causada pela cepa de vírus H1N1, que começou em porcos.

Os sintomas incluem febre, tosse, dor de garganta, calafrios e dores no corpo.

O tratamento típico inclui repouso, analgésicos e líquidos.

Comentários