• 31/01/2018
  • por Resenha Politika

Tribunal do Júri da Comarca de Sousa realizará 1ª reunião ordinária com 15 julgamentos

Tribunal do Júri da Comarca de Sousa realizará 1ª reunião ordinária com 15 julgamentos

O Tribunal do Júri da Comarca de Sousa, que tem à frente o juiz José Normando Fernandes, designou o julgamento de 15 processos para a 1ª Reunião Ordinária do Júri Popular, no mês de fevereiro. Os réus são acusados de crimes como homicídio qualificado, homicídio simples, tentativa de homicídio, associação criminosa e porte ilegal de arma de fogo. Na pauta, constam sete Ações Penais a serem julgadas em cumprimento à Meta Enasp do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). As sessões acontecerão entre os dias 1º de fevereiro e 2 de março.

No dia 2 de fevereiro, será julgado Damião Pereira da Silva, acusado de tentativa de homicídio contra a ex-companheira, Eilza Marques da Silva, e a sogra. O réu é acusado, também, de ameaçar Paulo Segundo Fernandes, que prestou socorro às vítimas.

Outro processo que também diz respeito a uma acusação de tentativa de homicídio contra a esposa é o de Francisco Formiga dos Santos, que será julgado no dia 23. Em fevereiro de 2014, Francisco teria atentado contra a vida de Vanesca Jéssica Xavier, com facadas nas costas e pescoço, inconformado com a separação.

Salatiel Barbosa de Sousa enfrentará seu segundo julgamento. Ele será levado a Júri, no dia 7, pela morte de Maria de Lourdes Ribeiro Casimiro, e tentativa de homicídio contra Almir Trajano da Silva. Salatiel é acusado de ter provocado um acidente, envolvendo as duas vítimas, após dirigir alcoolizado e sem Carteira Nacional de Habilitação.

Dentre os processos que serão julgados em cumprimento à Meta Enasp, destacam-se as Ações Penais contra José Batista de Sousa e Francisco Lino de Medeiros, que sentarão no banco dos réus nos dias 21 e 26, respectivamente. O primeiro, é acusado de homicídio qualificado e associação criminosa, o segundo responde por tentativa de homicídio.

José Batista de Sousa foi denunciado por ter, em tese, disparado arma de fogo contra Janildo Alves da Silva, ex-detento do Presídio Regional de Sousa. No entanto, José Batista negou que tenha sido autor dos disparos, afirmando que era vizinho de cela da vítima e ambos conviviam bem. Já Francisco Lino de Medeiros responde pela tentativa de homicídio contra Moisés Alves da Silva, com 12 golpes de faca, motivado por ciúmes de uma possível relação entre sua esposa e a vítima.

Passarão pelo banco dos réus, ainda, Alan George Ferreira do Nascimento, Lucileide Félix do Nascimento, Francisco Márcio da Silva, Francisco Cícero de Sousa, José Carlos Rodrigues da Silva, José Carlos Batista dos Santos, Paulo Henrique Teles Soares, Felipe Guedes Gomes, Francisco Fernandes Filho e Jorge Luiz dos Santos.

Meta Enasp – A Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp) tem o objetivo de promover a articulação dos órgãos responsáveis pela segurança pública, reunir e coordenar as ações de combate à violência e traçar políticas nacionais na área. A meta visa levar ao Tribunal do Júri as ações penais de crimes dolosos contra a vida.

TJ-PB

Comentários