• 17/07/2018
  • por Resenha Politika

Vereador de Cajazeiras diz que prefeito não pode pautar Câmara pedindo instauração de CPI

Vereador de Cajazeiras diz que prefeito não pode pautar Câmara pedindo instauração de CPI

O vereador Kléber Lima (PTB) usou a tribuna da Câmara de Cajazeiras nesta segunda-feira (16) para esclarecer que não é da competência do prefeito José Aldemir (PP) solicitar criação de CPI -Comissão Parlamentar de Inquérito.

De acordo com o parlamentar, as comissões de caráter temporário voltadas para investigar fato certo e determinado é inerente do Legislativo tornando assim a não inobservância do Executivo para tal ato.

“A doutrina majoritária entende que a tarefa da CPI inclui-se na função típica do legislativo de fiscalizar e controlar da Administração Pública, em consonância com o art. 70, caput, da Constituição. qualquer uma CPI,” lembrou.

Além desse requisito, é necessário também indicar de forma precisa o fato determinado que será investigado e o prazo certo para a realização do trabalho.

"O Supremo Tribunal Federal já decidiu que a CPI, uma vez constituída obedecendo a todos esses 3 requisitos (requerimento de 1/3 do parlamento, indicação de fato determinado e prazo certo), não poderá ser descontituída pela deliberação plenária da maioria legislativa," observou.

Resenha Politika

Comentários