• 24/10/2020
  • por Resenha Politika

Saúde Pública

Anticorpos contra covid podem ser detectáveis por até sete meses

Anticorpos contra covid podem ser detectáveis por até sete meses

Um estudo realizado em instituições de pesquisa científica de Portugal sugere que a imunidade em pessoas que já tiveram a covid-19 pode durar menos de um ano.

O artigo, publicado no Jornal Europeu de Imunologia, mostra que indivíduos infectados permanecem com anticorpos neutralizantes detectáveis por pelo menos sete meses.

Foram monitoradas 500 pessoas em Portugal desde o início da pandemia. Passados sete meses, 90% delas ainda tinham defesa do organismo contra o coronavírus SARS-CoV-2.

De acordo com a pesquisa, a gravidade da doença impacta no nível de anticorpos — quadros leves induzem a uma menor resposta imunológica.

"Os resultados deste estudo transversal de mais de seis meses, até ao sétimo mês depois da infeção, mostram um padrão clássico de resposta imunitária, com um rápido aumento dos níveis de anticorpos nas primeiras três semanas após os sintomas da covid-19 e uma redução subsequente", explica o investigador Marc Veldhoen, do Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes, principal autor do estudo.