• 27/02/2018
  • por Resenha Politika

Barragem de Boa Vista em São José de Piranhas já acumula 20 milhões de metros cúbicos de água

Barragem de Boa Vista em São José de Piranhas já acumula 20 milhões de metros cúbicos de água

A Barragem da Boa Vista localizada no município de São José de Piranhas já acumula mais de 20 milhões de m³ de água. Pelo menos essa é informação repassada por técnicos Ministério da Integração Nacional.

A barragem tem capacidade de armazenar 240 milhões de m³, cujas águas vão ser destinadas para regulação do Açude Engenheiro Ávidos, no município de Cajazeiras, que tem a capacidade de acumular 255 milhões de m³, de onde as águas da Transposição do Rio São Francisco serão liberadas para o leito do Rio Piranhas e "viajam" para o Açude de São Gonçalo (Sousa) e de lá para Açu, no Rio Grande do Norte.

Esta barragem está no curso do Rio Tamanduá, um dos maiores afluentes do Rio Piranhas, que tem como subafluente o Riacho da Varjota (foto) que canaliza um volume de água considerável para o Açude da Boa Vista.

O rio Piranhas–Açu é um curso d'água que banha os estados da Paraíba e do Rio Grande do Norte. Conhecido simplesmente como Piranhas na Paraíba, recebe o nome de Açu após passar pela Barragem Armando Ribeiro Gonçalves no município de Itajá, no Rio Grande do Norte.

O Piranhas–Açu nasce da junção das águas dos rios do Peixe e Piancó na Paraíba e após percorrer centenas de quilômetros desemboca na cidade potiguar de Macau.

Por Gilberto Lira - Resenha Politika

Com informações - Zé Antônio (Gazeta do Alto Piranhas) e Ministério da Integração Nacional