• 14/01/2021
  • por Resenha Politika

Chamada Pública

Cooperar elabora Plano de Implementação 2021 para agilizar ações do PB Rural Sustentável

Cooperar elabora Plano de Implementação 2021 para agilizar ações do PB Rural Sustentável

Técnicos do Projeto Cooperar realizaram reunião remota para discutir a elaboração do Plano de Implementação 2021 do PB Rural Sustentável. O objetivo foi dar seguimento à implementação do programa de forma sistemática, atendendo às demandas dos beneficiários da primeira chamada pública realizada em 2020, relativa ao Acesso à Água e Passagens Molhadas, assim como preparar o processo de lançamento de novas chamadas em 2021.
 
Conforme o coordenador geral do Projeto Cooperar, Omar Gama, “o Plano de Implementação será nosso instrumento de planejamento, um guia de trabalho sistemático, onde são descritas as atividades a serem executadas no ano de 2021, para atingirmos com sucesso as metas estabelecidas no Projeto de acordo com as diretrizes do Manual Operacional (MOP) do PB Rural Sustentável com resultados a curto prazo”.
 
Na visão de Omar Gama, o Plano vai garantir que os objetivos do Projeto sejam efetivamente cumpridos atingindo as metas, com o monitoramento e avaliação processual de forma a garantir o atendimento do público do PB Rural Sustentável dentro dos prazos estabelecidos e com a qualidade desejada, considerando, principalmente, a responsabilidade que o projeto tem com cada família beneficiada.
 
Omar disse ainda que serão atendidas as demandas apresentadas e viáveis tecnicamente de cisternas para armazenamento de água de consumo humano, destacando as previstas para o Projeto 4.200, com execução até 2022, além de Sistemas de Abastecimento de Água Completo – ADC, Sistemas de Abastecimento de Água Singelo – ADS, Sistemas e Abastecimento com Dessalinizador e Passagens Molhadas, beneficiando diretamente mais de 20 mil famílias de agricultores no Estado, além das Alianças Produtivas, cujo processo já teve início com o apoio a oito organizações produtivas, cooperativas e associações para acesso ao mercado.
 
De acordo com a Gerência de Planejamento do Cooperar, que tem como gerente Flávio Luna, as atividades previstas no Plano, vão desde o lançamento de novas chamadas públicas para os beneficiários, editais para contratação de empresas executoras, a realização de visitas técnicas pela equipe do Cooperar e de entidades parceiras a exemplo da Empaer, até a realização das capacitações destinadas aos beneficiários, além de uma série de atividades preparatórias junto à equipe do Cooperar. 
 
Flávio Luna acrescentou que a implementação do Plano vai organizar os processos e cada etapa de concretização do projeto, garantindo que tudo ocorra dentro do previsto, considerando principalmente o tempo, a eficiência e eficácia dessas ações evitando retrabalho e desperdício de recursos.
 
O gerente Flávio Luna considera que em todo planejamento “deve-se observar e avaliar as condições de implementação das atividades a partir de análises dos cenários, principalmente neste período de pandemia que estamos sujeitos a variáveis, como a capacitação, instrumentalização e disponibilização da equipe para o trabalho remoto, garantindo que as ações dos projetos não serão afetadas”.
 
“O Plano de Implementação 2021 do PB Rural Sustentável tem início em janeiro e termina em dezembro de 2021. Ele foi um esforço e aprendizado da equipe do Cooperar junto com o grupo de supervisão do Banco Mundial, garantindo não só a efetivação do PB Rural Sustentável, mas, sobretudo, lançar em 2020 a primeira chamada, identificar as demandas da sociedade e agora, em 2021, materializar a execução das obras de acordo com as demandas e garantir a continuidade das ações previstas”, afirmou Flávio.  
 
O Projeto Cooperar/PB Rural Sustentável é vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido (Seafds). É um programa do Governo do Estado da Paraíba com o objetivo de melhorar o acesso à água, reduzir a vulnerabilidade agroclimática e aumentar o acesso a mercados da população rural da Paraíba.