• 04/03/2021
  • por Resenha Politika

Morada do Sol

A criação do 'Centrão' na Câmara de Patos e os questionamentos sobre o contrato da Zona Azul - por Corsino Neto

A criação do 'Centrão' na Câmara de Patos e os questionamentos sobre o contrato da Zona Azul - por Corsino Neto

O debate iniciado pelo vereador Jamerson Ferreira (PL) em face da gestão Nabor Wanderley sobre o modo de operacionalização da Zona Azul já foi destaque nesta coluna, mas continua a render discussão em Patos.

Reunião na Câmara de Vereadores:

Diante da real possibilidade de derrota na Câmara Municipal do projeto de lei de maior interesse do início do governo Nabor: o de concessão da zona azul, o secretário de administração (Leônidas Dias) e o superintendente da STTRANS (Elucinaldo Laurindo) foram participar [na sede do Poder Legislativo] de reunião com os vereadores.

Inicialmente, foi cogitado uma convocação oficial, mas para evitar o constrangimento dos convocados, que seriam obrigados a comparecer, o vereador Ítalo Gomes (Republicanos) articulou para que os secretários fossem à Reunião em horário distinto da sessão, e voluntariamente.

Reunião com os Vereadores II:

Durante a reunião, vários parlamentares endossaram as críticas iniciadas por Jamerson Ferreira e questionaram o projeto de lei da zona azul: “porque 15 anos de concessão?” e o “porque parquímetro e não empregos?” são os principais pontos.

Os Secretários disseram que o método que está sendo apresentado na Câmara de Patos é o mesmo aplicado Cajazeiras (parquímetro) e que tem obtido grande aceitação popular na cidade do Padre Rolim.

Contudo, apesar do bom desempenho dos secretários na defesa do projeto, os vereadores defendem o modelo de terceirização, onde a zona azul pode ser operada pela própria STTRANS com emprego de pessoas de Patos, gerando trabalho e renda para o Município, em contraposição ao sistema de automação, que só enriquece empresas.

Além disso, os vereadores disseram que a concessão por 15 anos é muito longa e buscam diminuir esse prazo para 7 anos ou, no máximo, 10 anos.

Nabor x Tide:

Informações de bastidores dão conta de que o Prefeito Nabor Wanderley teria ligado pessoalmente para Tide Eduardo, Presidente da Câmara de Vereadores, e solicitado para que o projeto da Zona Azul fosse pautado e levado a votação. No entanto, Tide teria dito que não poderia fazer muita coisa a respeito a respeito e informado ao prefeito que o projeto ainda se encontra com a CCJ.

Centrão na Câmara de Vereadores:

Em participação no quadro Contraponto, do programa Participação Popular, da Rádio Morada do Sol (105.9 FM), que vai ao ar às sextas-feiras, às 11h30min, o vereador Josmá Oliveira (Patriotas) trouxe a informação de que um bloco de vereadores formou uma espécie de “Centrão” na Casa de Juvenal Lúcio de Sousa.

Esse centrão seria uma dissidência de vereadores que antes eram contados como da base de Nabor. Conforme falou Josmá (que também é o vice presidente da Câmara), na visão do mesmo, a base de Nabor só seriam os 04 vereadores do Republicanos, Nandinho (Avante) e Ramon Pantera (PSL).

Em tempo, o vereador Emano Araújo (Solidariedade) participou do programa pelas redes sociais e se apresentou [também] como base de Nabor.

A pergunta que fica é: “como se comportará esse centrão?”; “como centrão?”. Na Câmara Federal o Centrão é o principal responsável pelas maiores derrotas e principais vitórias dos governos.

“Apareceu, Sumido”:

Quem reapareceu [após algum tempo sumido da política] foi o ex candidato a vice prefeito na chapa de Ramonilson Alves: Dr. Humberto Joubert.

Mais ativo nas redes sociais e novamente presente na imprensa, já se fala nos bastidores que Dr. Joubert iniciou sua pré campanha para deputado estadual e que conta com total apoio do Deputado Federal Efraim Filho.

Corsino Neto

Comentários