• 19/08/2019
  • por Resenha Politika

Parceria

Agevisa orienta municípios sobre serviços móveis de mamografia

Agevisa orienta municípios sobre serviços móveis de mamografia

Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa) emitiu Nota Técnica orientando os gestores municipais sobre as condições para o funcionamento dos serviços móveis de mamografia no território paraibano. O documento tem por finalidade impedir a contratação, por parte dos municípios, de serviços de mamografia que estejam em desacordo com as exigências legais vigentes, reforçando, dessa forma, a segurança da saúde das mulheres no Estado.
 
De acordo com a Nota Técnica nº 001/2019, assinada pela diretora-geral Jória Viana Guerreiro, todo serviço de mamografia móvel deve possuir Alvará Sanitário. Na Paraíba, para aquele que estiver atuando fora dos limites da Capital do Estado (João Pessoa), o alvará deve ser emitido obrigatoriamente pela Agevisa/PB, cabendo à Diretoria Técnica de Ciência e Tecnologia Médica e Correlatos, sob a responsabilidade da diretora-técnica Helena Teixeira de Lima Barbosa, verificar (antes da emissão e liberação do documento) se o serviço requerente está de acordo com todas as normatizações sanitárias vigentes.
 
Em todo o território brasileiro, o funcionamento dos serviços móveis de mamografia é regulado pelas Portarias do Ministério da Saúde n° 2.304/2012 (que instituiu o Programa de Mamografia Móvel no âmbito do Sistema Único de Saúde – SUS) e nº 2.898/2013 (que atualizou o Programa Nacional de Qualidade em Mamografia – PNQM).
 
Conforme a diretora-geral da Agevisa/PB, a cobrança por parte do poder público da perfeita observância às exigências legais é imprescindível para prevenir os riscos inerentes à tecnologia utilizada nos serviços de mamografia, assim como as possíveis consequências de incidentes envolvendo a saúde das pessoas. “Nesse sentido, recomendamos aos gestores municipais a atenção ao cumprimento da legislação sanitária no momento da contratação dos serviços móveis de mamografia”, comentou Jória Guerreiro.
 
CEDC – Comentando o teor da Nota Técnica emitida pela Agevisa/PB, a diretora-geral do Centro Especializado de Diagnóstico do Câncer (CEDC), da Secretaria de Estado da Saúde (SES/PB), Roseane Machado, ressaltou a importância dos cuidados especiais com o cumprimento das exigências legais e sanitárias, bem como do estreito monitoramento dos serviços móveis de mamografia como forma de evitar que as usuárias sejam expostas a riscos desnecessários.
 
Segundo Roseane Machado, a qualidade da imagem é de fundamental importância para diagnosticar lesões iniciais na mama,e por isso todo serviço de mamografia tem que estar obrigatoriamente em perfeita consonância com os instrumentos legais de promoção e proteção da saúde humana.

Comentários