• 06/11/2019
  • por Resenha Politika

Brasília

Alexandre Frota entra com pedido de cassação contra Eduardo Bolsonaro

Alexandre Frota entra com pedido de cassação contra Eduardo Bolsonaro

O deputado Alexandre Frota (PSDB-SP) entrou com pedido de representação por quebra de decoro parlamentar contra o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP).  O pedido foi protocolado na Secretaria Geral da Mesa da Câmara. Segundo publicação do deputado em sua conta do Twitter, o objetivo é a cassação do mandato parlamentar do filho do presidente da República.

Para Frota, ao declarar que, em caso de radicalização da esquerda, poderia ser editado um novo AI-5, o deputado Eduardo faltou com o decoro que o cargo exige, o que justificaria a perda do mandato.

A oposição entrou com requerimento nesta terça-feira (05) no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, pelo mesmo motivo, quebra de decoro parlamentar.

Em entrevista na última quinta (31), concedida a jornalista Leda Nagle, Eduardo defendeu que em caso de radicalização da esquerda, o retorno de um AI-5 seria justificável.

"Vai chegar um momento em que a situação vai ser igual a do final dos anos 60 no Brasil, quando sequestravam aeronaves, quando executavam-se e sequestravam-se grandes autoridades, cônsules, embaixadores, execução de policiais, de militares. Se a esquerda radicalizar a esse ponto, a gente via precisar ter uma resposta. E a resposta, ela pode ser via um novo AI-5, via uma legislação aprovada através de um plebiscito, como aconteceu na Itália. Alguma resposta vai ter que ser dada", defendeu Eduardo.

O Ato Institucional número 5 foi o quinto decreto adotado pela ditadura militar, em 1968. É considerado mais duro de todo o período de rompimento democrático que só se encerrou em 1985.

Comentários