• 30/01/2018
  • por Resenha Politika

Annel autoriza e tarifa de energia vai aumentar mais uma vez na região de Campina Grande

Annel autoriza e tarifa de energia vai aumentar mais uma vez na região de Campina Grande

A conta de energia elétrica vai ficar mais cara a partir deste domingo (4), na região de Campina Grande. A empresa Energisa Borborema, responsável pelo abastecimento elétrico das cidades, anunciou, nesta terça-feira (30), o reajuste aprovado pela a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O efeito médio a ser percebido pelo consumidor é de 18,21%, sendo que os clientes da Baixa Tensão (residencial e comercial) terão correção de 16,83% e os da Alta Tensão 21,54%.

Os principais motivos para a correção da tarifa são os itens relacionados à geração, como a compra de energia e o serviço de transmissão. Os dois itens compõem a PARCELA A, que são custos não gerenciáveis pela distribuidora.


Importante ressaltar que o serviço de distribuição de energia da Energisa Borborema, conhecido como PARCELA B, teve redução de 0,46%, o que significa uma gestão mais eficiente dos recursos.


O reajuste tarifário é um processo regulado pela Aneel, previsto no contrato de concessão da empresa. Estes contratos apresentam regras bem definidas a respeito das contas de luz, bem como a metodologia de cálculo dos reajustes.


A ilustração abaixo apresenta a divisão da fatura de energia elétrica em cada um dos itens que compõem a cadeia do setor mais impostos e tributos (ICMS, PIS/COFINS). A tarifa final do consumidor da Energisa Borborema contém 42,80% em encargos e impostos.


Comentários