• 15/10/2020
  • por Resenha Politika

Eleições 2020

Apenas metade dos professores de Marizópolis possuem formação adequada e Jeferson garante implantação do PCC

Apenas metade dos professores de Marizópolis possuem formação adequada e Jeferson garante implantação do PCC

O candidato a prefeito de Marizópolis, Jeferson Vieira (PDT), informou nesta quinta-feira (13), Dia do Professor, que vai implantar o Plano de Cargo, Carreira e Remuneração (PCCR) que atenda aos anseios dos profissionais da educação como forma de garantir a recuperação do ensino público no município. Além disso, defende um constante processo de capacitação dos professores e das equipes que trabalham nas escolas com o objetivo de obter melhores médias no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). No município, apenas metade dos professores possuem formação adequada ao que lecionam.
 
Além de ficar abaixo da média nacional e estadual, o município não atingiu as metas projetadas pelo Ministério da Educação e ainda ficou com o pior desempenho entre os nove municípios da região. Os números do IDEB apontam que nos anos iniciais do Ensino Fundamental o objetivo era alcançar a marca de 5.3 pontos, mas ficou em 4.5 pontos. Nas turmas finais, registrou 3.7 pontos quando o esperado era de 4.8 pontos.
 
“Infelizmente a atual gestão não construiu sequer uma sala de aula e ainda paralisou a obra da escola do Riachão. Os números do Ibeb foram péssimos e só mostra que a atual gestão não se preocupa com a educação e com o futuro das nossas crianças e jovens. Precisamos dar um choque de gestão, garantindo o PCCR dos profissionais da educação e realizar ações que garantam um melhor desempenho dos professores e alunos”, destacou Jeferson.
 
Dados do IDGPB-PB (Indicadores do Desempenho de Gasto Público da Paraíba), do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB) mostram que o município de Marizópolis está em estado crítico quando o assunto é a taxa de adequação da formação docente no ensino fundamental e infantil. Segundo o estudo, apenas 50,10% dos professores tinham formação adequada ao que lecionam no Ensino Fundamental e 50% no Infantil. Longe da meta de 100% de adequação para o ano passado.
 
Entre outras propostas apresentadas por Jeferson para a educação de Marizópólis está o estímulo de alunos e professores para evitar a evasão escolar; a conclusão da obra da escola do Riachão; a criação de um calendário de eventos da educação integrado com o calendário de eventos do município; a aproximação da grade curricular da realidade local, incluindo assuntos da convivência com o semiárido e da interação com a pesca e a agropecuária; além da implementação do ensino integral, onde o contraturno será preenchido com atividades esportivas, culturais, artísticas e lúdicas.

Comentários