• 15/06/2022
  • por Resenha Politika

Legislativo

Aprovada criação da Política Estadual de Prevenção ao Alcoolismo

Aprovada criação da Política Estadual de Prevenção ao Alcoolismo

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro do Fígado (Ibrafig) mostra que 55% da população brasileira tem o hábito de consumir bebidas alcoólicas, sendo que 17,2% delas declararam aumento do consumo durante a pandemia de covid-19, associado a quadros de ansiedade graves por conta do isolamento social. Para evitar agravamento do problema, os deputados estaduais aprovaram o projeto de Lei 3.821/22, de autoria da deputada Camila Toscano (PSDB), que institui na Paraíba a institui a Política Estadual de Prevenção ao Alcoolismo.

A propositura tem o objetivo de promover a implantação de diagnóstico da prevalência dos Transtornos por Uso de Álcool, ações preventivas e serviços de acolhimento e tratamento que contribuam de modo eficaz para redução do consumo de bebida alcoólica, buscando inibir a ingestão excessiva.

 O projeto é amplo no sentido da prevenção, porém almeja conscientizar de modo especial os jovens paraibanos dos perigos da bebida alcoólica. Essa nossa propositura pretende ainda incentivar à discussão em toda a sociedade e, inclusive, no seio familiar”, destacou Camila.

 De acordo com a deputada, todas as atividades referentes à Política Estadual visam a redução dos danos sociais, à saúde e à vida, causados pelo consumo de álcool. A ideia é difundir que a bebida alcoólica é a droga mais consumida no país; recomendar a não ingestão pelas gestantes; orientar que as crianças e adolescentes não podem e não devem beber; além de alertar que o consumo impacta na família, pois gera violência sexual, violência doméstica e divórcios.

 O projeto diz ainda que o Poder Executivo poderá estabelecer um planejamento de ações que incluirá palestras e seminários sobre o alcoolismo, dirigidos ao público, além da distribuição de informativos para panfletagem e orientação em locais próximos a bares, restaurantes, danceterias, clubes e congêneres, além de locais e dias de eventos musicais e esportivos.

 Dados – De acordo com o levantamento do Instituto Brasileiro do Fígado, uma em cada três pessoas no país consome álcool pelo menos uma vez na semana. O consumo abusivo de bebidas alcóolicas foi relatado por 18,8% dos brasileiros ouvidos na pesquisa.

Comentários