• 10/03/2020
  • por Resenha Politika

Obras Literárias

Arribaçã Editora lança quatro obras na I Feira Literária das Imprensas Oficiais

Arribaçã Editora lança quatro obras na I Feira Literária das Imprensas Oficiais

A Arribaçã Editora estará lançando quatro obras literárias dentro da programação da I Feira Literária das Imprensas Oficiais (FLIO), evento que acontecerá nos dias 19 e 20 de março, promovido pela Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), como parte da programação do encontro da Associação Brasileira de Imprensas Oficiais (ABIO) na Praça do Povo do Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa. Os títulos que serão lançados pela Arribaçã, que terá estande na FLIO com todos seus livros: “Cajazeiras, uma aldeia poética”, de Irismar di Lyra; “Murilo Mendes: do pretexto plástico à verdade plástica”, de Maria Bernardete da Nóbrega; “Poética animal”, de Emília Guerra; e “Mestre Bimba: O sonho de Salomão”, de João Paulo Pitoco.

 “Cajazeiras, uma aldeia poética”, de Irismar di Lyra, terá seu lançamento na quinta-feira, 19, no estande da Arribaçã. A obra é um livro de poemas com temática sobre personagens e vultos históricos de Cajazeiras, cidade onde o autor foi criado. Natural de São José de Piranhas, reside atualmente em Lucena. “Irismar consegue, como talvez ninguém mais o tivesse feito, desnudar a cidade com todo o lirismo”, afirma Lenilson Oliveira no prefácio. “Cajazeiras, uma aldeia poética” tem capa e ilustrações de Luís Fernando Mifô e projeto gráfico de Fábio Oliveira.

         “Murilo Mendes: do pretexto plástico à verdade plástica”, de Maria Bernardete da Nóbrega, será lançado no mesmo dia e local, às 20h30. A professora Maria Bernardete da Nóbrega apresenta, neste livro, série de estudos, onde analisa o discurso poético na obra “Tempo Espanhol”, de Murilo Mendes, a fim de se detectar a intersemiose poesia/pintura através da semantização do dizer sobre o fazer. A obra é fruto de sua tese de doutorado. Com programação visual de Fábio Oliveira e capa de Leonardo Guedes, o livro tem 570 páginas.

         Na sexta-feira, dia 20, o primeiro lançamento será de Emília Guerra, “Poética Animal”. É a segunda obra da autora lançada pela Arribaçã Editora. “No melhor estilo das parlendas infantis, com seus versos curtos e fáceis de recitar, Emília Guerra faz um convite para as crianças fazerem uma "viagem" pelo mundo animal através de uma poesia voltada para elas, iniciantes no mundo da leitura”, define Lenilson Oliveira. Com capa de Ingrid Stephane e programação visual de Aristóteles Alves, a obra tem ilustrações de Carlos Guerra Cavalcante.

         Já “Mestre Bimba: O sonho de Salomão”, de João Paulo Pitoco, será lançado às 18h30, também no dia 20. Já lançada em Salvador, a obra oferece uma visão ampla sobre Manoel dos Reis Machado, o Mestre Bimba, capoeirista do século passado cuja influência continua visível em milhares de pessoas praticando capoeira hoje em dia. A capa é de Leonardo Guedes e a programação visual de Fábio Oliveira.

 

Sobre a Arribaçã Editora

Criada pelos jornalistas e poetas Lenilson Oliveira e Linaldo Guedes, a Arribaçã Editora tem suas raízes fincadas no Alto Sertão da Paraíba, mais especificamente em Cajazeiras. A editora trabalha com obras literárias, acadêmicas, biografias, entre outras. Criada no segundo semestre de 2018, já tem diversos livros publicados. Contatos podem ser feitos na página da editora no Facebook, Twitter e Instagram ou pelo email: [email protected] A editora também tem canal no youtube. Endereço do site: www.arribacaeditora.com.br

1.       

2.      SERVIÇO:

Lançamentos na FLIO dia 19/03:

 

3.      1. Cajazeiras, uma aldeia poética – Irismar di Lyra – Às 17 horas

4.      2. Murilo Mendes: do pretexto plástico à verdade plástica - Maria Bernardete da Nóbrega – Às 18h30

 

Lançamentos na FLIO dia 20/03:

 

1.      1. Poética animal – Emília Guerra – Às 17 horas

2.      2. Mestre Bimba: O sonho de Salomão – João Paulo Pitoco – Às 18h30

Comentários