• 29/01/2019
  • por Resenha Politika

Artistas aprovam edital do Fuminc e secretário anuncia pagamento da primeira parcela para 27 de março

Artistas aprovam edital do Fuminc e secretário anuncia pagamento da primeira parcela para 27 de março

A Prefeitura de Cajazeiras, através da Secretaria de Cultura e Turismo, divulgou os detalhes do edital do Fundo Municipal de Cultura (Fuminc) 2018, que será desenvolvido neste ano de 2019. Cerca de 50 artistas aprovaram os itens do edital, em reunião realizada na sede da Secult, no Casarão da Epifânio Sobreira, que contou com a presença do prefeito em exercício Marcos do Riacho do Meio. Na ocasião, o secretário Ubiratan di Assis anunciou que a primeira parcela do Fuminc deve ser paga no dia 27 de março, Dia Mundial do Teatro.

O prefeito em exercício, Marcos do Riacho do Meio, em sua fala aos agentes culturais presentes na reunião, destacou as mudanças realizadas na Secretaria de Cultura, desde a parte física, até a parte estrutural, com maior apoio à classe artística da cidade, sem qualquer preocupação com cor partidária. Ele aproveitou e visitou as instalações do Museu de Cajazeiras.

O secretário Ubiratan di Assis informou que, conforme o edital, as inscrições para a apresentação de novos projetos, já estarão abertas no dia 4 de fevereiro, sendo encerradas no dia 4 de março. Ele agradeceu a presença de todos na reunião e elogiou a responsabilidade dos artistas que participaram do Fuminc no ano passado. Ubiratan di Assis disse, ainda, que uma comissão será responsável pela avaliação técnica dos projetos inscritos.

Ao final da leitura e discussão do edital, o secretário abriu para sugestões e questionamentos dos artistas e representantes culturais presentes na reunião.

Pelo novo edital assinado em novembro pelo prefeito José Aldemir, os investimentos em cultura do governo municipal para 2019 serão em torno de R$ 217 mil. No ano passado, os investimentos foram de R$ 130 mil. O Fuminc incentiva com recursos financeiros os projetos aprovados por uma equipe técnica em análise de projetos culturais composta por três pessoas, satisfazendo as exigências contidas no edital, dentro dos limites orçamentários e financeiros. A Prefeitura Municipal de Cajazeiras, na atual gestão, foi a primeira a respeitar a lei de incentivo a cultura, ao repassar ao Fuminc o percentual de 2% da arrecadação do município, conforme a lei 1891/2010.

Comentários