• 21/11/2019
  • por Resenha Politika

Legislativo

Assembleia Legislativa comemora 40 anos do Centro de Educação da UFPB

Assembleia Legislativa comemora 40 anos do Centro de Educação da UFPB

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) comemorou, em sessão especial realizada nesta quinta-feira (21), os 40 anos de fundação do Centro de Educação (CE) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Proposto pela da deputada Cida Ramos, o evento aconteceu no Plenário deputado José Mariz e contou com a presença de diversos  representantes da comunidade acadêmica da UFPB.

Cida Ramos afirma que a homenagem é uma forma de celebrar e o reconhecer o trabalho realizado há 40 anos dentro da principal instituição de ensino superior do estado, que atualmente oferece cursos presenciais e de Ensino à Distância (EAD), formando educadores e fortalecendo a qualidade da educação da Paraíba. “A Universidade Federal da Paraíba é a minha casa, homenagear o CE, que em sua trajetória formou inúmeros profissionais, é reconhecer a sua contribuição para a educação e para a formação de professores na Paraíba”, declarou a deputada.

O deputado Jeová Campos lembrou que a UFPB é a instituição que mais eleva o conhecimento, o saber e a inovação na Paraíba. Para ele, o CE, mais que o centro de ensino, é um espaço de construção da consciência humana, por atuar na formação daqueles que serão responsáveis pela educação. “Não se pode falar em avanço no país, no Estado Democrático de Direito sem falar em conhecimento e o CE tem feito isso com atos próprios e luz própria. A educação, sem dúvida nenhuma, é o caminho”, avaliou Jeová. O parlamentar ressaltou ainda que trabalhar na formação de professores é preparar a sequência da transmissão de conhecimento.

O diretor do Centro de Educação da UFPB, professor-doutor Wilson Aragão, classificou a homenagem como um momento de festa, uma homenagem do Legislativo a um espaço de ensino que representa a expansão da educação na Paraíba. “É muito importante que possamos estar de mãos dadas com os Poderes públicos, assim como o Legislativo. Essa ação da deputada Cida Ramos destaca, no momento pelo qual passamos por questionamentos a cerca do papel da ciência na sociedade, o fortalecimento dos laços de inclusão e formação entre a universidade, o Centro de Educação e sociedade”, declarou o diretor. Ele lembra que, além da graduação, “o CE oferece cursos de mestrado e doutorado, contribuindo com a formação de cerca de 5 mil alunos”.

O chefe de gabinete da Reitoria, professor Raimundo Barroso, que no evento representou a magnífica reitora Margareth Diniz, afirmou que a homenagem é motivo de muita honra para CE, além de causar a sensação de dever cumprido. “O Centro de Educação é certamente um dos setores mais dinâmicos, mais eficazes, do ponto de vista da formação acadêmica, de profissionais de alto nível. Isso enche de orgulho a UFPB e faz com que nós reafirmemos o compromisso de garantir a sociedade brasileira a qualidade do trabalho, que se faz naquela instituição há 65 anos”, disse.

A homenagem ao CE e àqueles que o compõem é mais que justa, na avaliação do presidente dos Sindicatos dos Docentes da UFPB (ADUFPB), Cristiano Bonneau. “São 40 anos formando os professores que formaram as gerações de paraibanos, brasileiros, entre outros. O Centro de Educação tem prestado um serviço da mais alta relevância para a nossa sociedade, trabalhando com aquilo que é mais precioso, que é o conhecimento e a educação. Que venham mais 40 anos de muita luta e transformação”, destacou.

A homenagem ao Centro de Educação da UFPB contou também com a presença do vereador de João Pessoa, Marcos Henriques; da secretária de Educação de Santa Rita, Edilene Santos; da vice-presidente do SINTESP, Mirella Rocha; da além de servidores, professores, alunos, diretores e vice-diretores do Centro de Educação da Universidade.

Comentários