• 25/08/2021
  • por Resenha Politika

Pandemia

Aumenta número de novos óbitos por Covid-19 e Lacen investiga 200 casos da variante Delta, na Paraíba

Aumenta número de novos óbitos por Covid-19 e Lacen investiga 200 casos da variante Delta, na Paraíba

Na última semana, a Paraíba registrou aumento tanto nos números de novos casos quanto nos de novos óbitos decorrentes da pandemia de Covid-19. A análise foi realizada pelo professor Josenildo Brito de Oliveira, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), divulgada em relatório semanal publicado nesta segunda-feira, dia 23.

“As taxas de crescimento acumulado de óbitos e de novos óbitos apresentaram altas nas curvas da Paraíba e de Campina Grande. A cidade registrou um aumento de 200% no número dos novos óbitos, passando de 4 para 12 perdas, comparadas as duas últimas semanas. Por outro lado, João Pessoa apontou a semana com o menor número de óbitos de toda a série histórica, com 6 falecimentos”, explicou o professor.

Ainda segundo a pesquisa, estima-se uma elevação de novos casos para os próximos dias no Estado. O trabalho indica que a Paraíba vai atingir os 433.399 mil casos, registrando 9.176 óbitos até o próximo sábado (28/8). Para Campina Grande, a previsão para o mesmo período é de um total de 43.400 casos e 1.096 óbitos.

Por outro lado,  a variante Delta precisa apenas de tempo para chegar à Paraíba. De acordo com o Diretor-Geral do Lacen/PB, Bergson Vasconcelos, pelo menos 200 amostras estão em investigação para saber se já existe circulação desta cepa na Paraíba.

A unidade do Lacen já recebeu o sequenciador que vai identificar aqui na Paraíba o sequenciamento dos vírus.

Comentários