• 27/01/2021
  • por Resenha Politika

Protesto

Bancários paralisam agências do Banco do Brasil na Paraíba nesta sexta-feira

Bancários paralisam agências do Banco do Brasil na Paraíba nesta sexta-feira

As agências do Banco do Brasil na Paraíba irão fechar para atendimento ao público nesta sexta-feira (29) em protesto contra o plano de demissão de servidores e o fechamento de agências. Os atendimentos estarão suspensos por 24 horas, a partir da 00h até as 23h59 do dia 29 de janeiro de 2021. 

A paralisação ocorre no último dia útil do mês, data em que todos os servidores de governo, estado e prefeituras, e parte da iniciativa privada, recebem seus salários.

Leia a Nota do Sindicato dos Bancários PB: 

O Sindicato dos Bancários da Paraíba convoca todo o funcionalismo do Banco do Brasil em sua base de atuação, bancárias e bancários, sindicalizados/as ou não, para participarem de uma plenária organizativa nesta quarta-feira, 27/01/2021, às 19 horas, através de uma videoconferência pela plataforma ZOOM. Em pauta, a organização da Paralisação de 24 Horas nas unidades do Banco do Brasil, nesta sexta-feira, 29 de janeiro, contra o processo de reestruturação e desmonte da instituição financeira pública.

Para participar da Plenária Organizativa, basta clicar aqui.

Bancárias e bancários deliberaram pela paralisação na assembleia específica desta segunda-feira (25), por não aceitarem as medidas impostas unilateralmente pela direção do Banco do Brasil, que vai fechar mais de 350 agências, acabar com a função de caixa executivo e demitir cinco mil funcionários, através de um plano de demissão voluntária.

O fechamento de agências em pequenos municípios tem um forte impacto social e econômico. Uma preocupação especial recai em pequenas comunidades ou em regiões dedicadas à agricultura familiar e a pequena produção. De acordo com dados da Secretaria de Agricultura Familiar, se o Brasil só contasse com a produção familiar, ainda assim, estaria entre os 10 maiores países na produção de alimentos. Na região Nordeste, onde boa parte da população economicamente ativa está envolvida na pequena produção familiar, o fechamento de agências do Banco do Brasil representa a estagnação econômica do município, fim de muitos negócios locais e aumento no preço dos alimentos.

O presidente do Sindicato dos Bancários, Lindonjhonson Almeida, parabeniza os companheiros e companheiras do Banco do Brasil por terem deliberado pela paralisação quase por unanimidade e ressalta a importância do BB e a intransigência da direção do banco.

“O Banco do Brasil tem uma história de 212 anos de serviços prestados à sociedade brasileira, é uma empresa pública que tem uma função social bem definida, gera lucros para o governo e não pode ser atacado assim dessa maneira, através de uma reestruturação que vai prejudicar o povo, que é o seu verdadeiro dono. O seu quadro funcional está defasado e não pode abrir mão de 5 mil funcionários. Se as filas já são enormes, imagine quando o BB tiver menos funcionários, menos caixas e menos agências. Então, qualquer mudança no seu quadro funcional tem de ser negociada com os sindicatos da categoria, conforme o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) vigente. Portanto, contra a intransigência só temos uma arma, que é amparada pela legislação, e vamos fazer uma grande paralisação de alerta nesta sexta-feira. Todos e todas à plenária organizativa desta quarta-feira (27), às 19h, pela plataforma Zoom”, conclama Lindonjhonson Almeida.

Fonte: Seeb – PB

 

Comentários